Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2011

Filho mais velho do ditador Kadhafi se rende
É o segundo filho do líder líbio que estaria em poder dos rebelados. Ditador fez apelo neste domingo para que o país fosse salvo.
Filho mais velho do ditador Kadhafi se rende
Foto: g1

O coordenador do Conselho Nacional de Transição, Adel Dabbechi, que apoia a invasão rebelde à Trípoli, afirmou neste domingo (21) que o filho mais velho do ditador Muammar Kadhafi, Mohammed Kadhafi, se rendeu às forças rebeldes.

Com a rendição, dois filhos do atual governante da Líbia estão sob poder das forças opositoras ao regime. Mais cedo, foi confirmada pelo Conselho a captura do filho mais novo de Kadhafi, Saif Al-Islam. "Nós demos instruções para tratá-lo bem, na intenção de que ele possa ser julgado depois", afirmou o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustapha Abd El Jalil.

"Ele está em um local seguro com guarda reforçada, aguardando para ser levado à justiça", disse o representante em entrevista concedida em Benghazi, cidade tomada pelas forças opositoras no leste da Líbia.

TPI
Pouco depois neste domingo, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia também confirmou que Saif Al-Islam havia sido detido. "Recebi informações confidenciais afirmando que ele foi detido", declarou Luis Moreno-Ocampo.

"Esperamos que ele possa estar em breve na Haia" para ser julgado, acrescentou o procurador do TPI, indicando que "deve entrar em contato com o governo de transição" líbio durante o dia.

Moreno-Ocampo ressaltou ainda que o Tribunal "está preparado para ajudar os líbios a lidar com seu passado difícil" e para "apoiar o governo de transição" líbio "para que nenhum crime fique impune".

Seif al-Islam era porta-voz do regime, já tendo sido apresentado em algumas ocasiões como o sucessor de seu pai.

Apelo
O líder líbio Muammar Kadhafi fez um segundo apelo neste domingo para que as pessoas "salvem Trípoli" da ofensiva rebelde, em gravação de áudio divulgada pela TV estatal líbia.

"É a obrigação de todos os líbios. É uma questão de vida ou morte", afirmou. O ditador já havia feito um apelo similar mais cedo, enquanto as forças rebeldes começavam a adentrar a capital, quando disse que seguiria na capital "até o fim".

Os tripolitanos "devem sair agora para limpar a capital", declarou o coronel Kadhafi na segunda mensagem, afirmando que "não há lugar para agentes do colonialismo em Trípoli e na Líbia".

Proteção de civis
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também se pronunciou que vai continuar a cumprir ordens da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger os civis na Líbia, depois que as forças rebeldes invadiram a capital Trípoli para forçar a saída de Muammar Kadhafi do poder.

"Nós vamos fazer a valer o mandato da ONU que temos, que é para proteger os civis", disse Oana Lungescu, porta-voz da Otan. "Todos os lados envolvidos neste conflito têm uma clara responsabilidade de proteger os civis. Se virmos que existem tentativas de ataque aos civis, nós vamos continuar agindo", disse.

A Otan tem realizado ataques aéreos à Líbia desde o fim de março, no intuito de cumprir ordens da ONU, que apela para uma ação militar para proteger os civis do país.

"Tragédia"
O porta-voz do regime líbio afirmou neste domingo que 1.300 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas em Trípoli, classificando os combates entre rebeldes e forças do governo de "verdadeira tragédia".

"Em 24 horas, 1.300 pessoas foram mortas em Trípoli", disse Moussa Ibrahim, durante uma entrevista coletiva à imprensa, indicando que "seu regime permanece forte e que milhares de voluntários e soldados estão preparados para lutar". Os rebeldes controlam vários bairros da capital, onde violentos confrontos eram travados à noite.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir