Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2011

Israel e Hamas fazem acordo de cessar-fogo
Hamas concordou em assegurar cessar-fogo por grupos menores. Trégua não é acordo formal, mas cada lado diz que suspenderá a violência.
Israel e Hamas fazem acordo de cessar-fogo
Foto: g1

Reuters

22/08/2011 07h44 - Atualizado em 22/08/2011 08h23
Israel e Hamas fazem acordo de cessar-fogo, dizem autoridades
Hamas concordou em assegurar cessar-fogo por grupos menores.
Trégua não é acordo formal, mas cada lado diz que suspenderá a violência.

Da Reuters
imprimir

Israel e o Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, fizeram um acordo de cessar-fogo depois de cinco dias de violência na fronteira, disseram autoridades nesta segunda-feira (22), segundo a agência de notícias Reuters.

Uma autoridade que estava envolvida nas negociações entre Israel e as facções palestinas em Gaza disse que os grupos "chegaram a um entendimento sobre uma trégua e que a trégua já começou".

Uma autoridade palestina disse que o Hamas concordou em assegurar o reconhecimento do cessar-fogo por grupos militantes menores, que foram responsáveis pela maior porte dos foguetes lançados contra Israel na mais recente onda de violência.

O gabinete de segurança do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia se reunido mais cedo nesta segunda-feira para decidir se o Exército cessaria seus ataques contra a Faixa de Gaza caso os militantes suspendessem os ataques contra Israel, segundo um porta-voz israelense.

Assim como em acordos semelhantes feitos no passado, a trégua não é um acordo formal, mas cada lado afirma que suspenderá a violência se o outro fizer o mesmo.

A violência irrompeu na quinta-feira quando militantes atravessaram a fronteira no sul de Israel e realizaram uma série de violentos ataques contra veículos em uma estrada tranquila no deserto israelense. Mais de 30 pessoas morreram nos ataques e posteriormente pelos foguetes e bombardeios aéreos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir