Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2011

Rebeldes líbios controlam quase toda Trípoli, e Kadhafi some
Conselho de Transição diz que não se sabe paradeiro do ditador da Líbia. Dois filhos do coronel foram detidos pelos rebeldes.
Rebeldes líbios controlam quase toda Trípoli, e Kadhafi some
Foto: g1

Tanques e franco-atiradores do governo líbio oferecem nesta segunda-feira (22) resistência esparsa e desesperada ao avanço dos rebeldes que chegaram ao coração da capital, Trípoli, e foram ovacionados por multidões que celebravam o fim iminente dos 42 anos do regime do ditador Muammar Kadhafi.

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdul-Jalil, disse à TV "Al Arabiya" que ninguém sabe qual é o paradeiro de Kadhafi.

Segundo a emissora, ele também afirmou que não está havendo negociações entre os dirigentes rebeldes e o Tribunal Penal Internacional sobre a transferência de um dos filhos de Kadhafi, Saif al-Islam Kadhafi, para essa corte, em Haia, onde seria julgado por crimes de guerra -- negando assim informação anterior da "Al Arabiya". Saif foi preso pelos insurgentes na véspera.

Em uma mensagem de áudio, transmitida no domingo desde local desconhecido, Kadhafi, de 69 anos, pediu aos civis que peguem em armas contra os "ratos" rebeldes e disse que continuará em Trípoli "com vocês até o final". Mas havia pouco sinal de oposição popular à ofensiva rebelde.

Dois filhos de Kadhafi foram detidos pelos rebeldes. Correspondentes da agência de notícias Reuters viram insurgentes perseguindo franco-atiradores de casa em casa. Disparos e bombardeios esporádicos mantinham os civis fora das ruas, ansiosamente aguardando o final dos combates após uma breve explosão de júbilo no domingo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir