Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2011

1ª Conferência Municipal para Mulheres de Marataízes discutirá Políticas Públicas e Temas Sociais
O tema desta primeira edição é “Fortalecer a Autonomia econômica, Social, Cultural e Política das mulheres” e usará como símbolo um girassol. A flor representará a sensibilidade, docilidade, presença, força e o poder de decisão das mulheres de Marataízes.
1ª Conferência Municipal para Mulheres de Marataízes discutirá Políticas Públicas e Temas Sociais

Na próxima sexta-feira, 26, das 7h as 17h, a Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Assistência Social realiza a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Marataízes, no Centro de Convivência Renascer, próximo ao Ministério público, com o tema: "Fortalecimento da Autonomia Econômica, Cultural e Política das Mulheres".

O evento abordará palestras sobre desenvolvimento sustentável no meio rural e urbano, realidade nacional e local de políticas para as mulheres, violência contra a Mulher, participação das mulheres nos espaços de decisão e saúde das mulheres. Todas ministradas por profissionais da área. Os assuntos abordados servirão para definir as propostas que serão levadas à Conferencia Estadual de Políticas para as Mulheres.

Fortalecer a presença feminina em diversos meios da sociedade, fazendo valer seus direitos e dando melhores condições de crescimento para a classe, é um dos objetivos da conferência. Atualmente a presença das mulheres já é notória e a cada dia elas estão assumindo funções que até bem pouco tempo eram exclusividade dos homens.

"A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Assistência Social, tem o objetivo de trabalhar dentro de ações de políticas públicas e não no assistencialismo. A partir desta conferência pretendemos fazer com que todas as mulheres se articulem, pensem e estabeleçam uma política de cidadania onde os enfretamentos sejam resolvidos e que seus direitos e deveres sejam de fato respeitados." Ressalta a Secretária de Assistência Social e Habitação, Angelina Faria.

Utilizando de toda sensibilidade feminina, a equipe da Secretaria, maioria formada por mulheres, preparam com um carinho todo especial este momento de fortalecimento da classe. A 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Marataízes terá como símbolo principal uma flor muito conhecida por todos, o girassol. A representatividade da flor está ligada às palavras, dignidade, glória e paixão, sugerindo uma altivez com alegria, respeito e integridade. Termos que certamente definem a presença e a força da mulher.

Programação:

7h – Credenciamento
7h:30 – Abertura / Formação da Mesa / Cântico Hino Nacional
8h – Aprovação do Regime Interno da Conferência
8h: 30 – Composição da Mesa com os palestrantes:

• Desenvolvimento sustentável no meio rural e urbano – Autonomia e Igualdade no mundo do trabalho e a inclusão social para as mulheres – Dr. Samir Seródio (Economista do INCAPER-ES)

• Realidade nacional e local de políticas para as mulheres. Avanços: Direitos Previdenciários e Sociais – Leonor Mª Borges Machado (Assist. Social INSS)

• Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres – Drª Fabiana Maioral Foresto (Delegada Chefe da Academia de Polícia Civil – Vitória/ES)

• Participação das mulheres nos espaços de decisão – Drª. Fátima Couzi

• Saúde da Mulheres, Direitos Sociais e Reprodutivos – Desigualdades geracionais, em especial às jovens e idosas – Drª Mara Sturzeneker (Ginecologista/Obstetra do Hospital Evangélico – Cachoeiro de Itapemirim-ES)

11h – Debates
12h:30 – Almoço
13h:30 – Formação dos Grupos de Trabalho
15h:30 – Apresentação dos trabalhos dos 5 (cinco) grupos
16h:30 – Eleição das Delegadas para a Conferência Estadual/ Titulares e Suplentes: Governo e
Sociedade Civil
16h:45 – Avaliação Geral / Escolha das Mulheres para representação no Conselho dos Direitos Humanos (Governo e Sociedade Civil)
17h - Encerramento
Mais informações:
Gleice de Souza Campos
Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir