Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Tremor atinge costa leste dos EUA
Tremor teve epicentro na Virgínia foi sentido em Nova York e Washington
Tremor atinge costa leste dos EUA
Foto: r7.com

Um terremoto forçou pessoas na costa leste dos Estados Unidos a evacuar casas e prédios no início da tarde desta terça-feira (23). Em Washington, capital do país, pessoas que estavam em partes do Pentágono (sede das forças armadas), Casa Branca, Capitólio (sede do Poder Legislativo) e comércio da cidade, abandonaram seus postos de trabalho.

Segundo o jornal Washington Post, alarmes de incêncio eram disparados em todo o centro da cidade. Até as 15h45, não havia relatos de danos significativos ou vítimas.

O epicentro do tremor foi perto de Richmond, na Virginia. O tremor foi sentido em outras regiões da costa leste, como Washington, Nova York e Carolina do Norte. O terremoto teve magnitude entre 5,8 e 6.

O brasileiro Diogo Sender, 21 anos, que estuda administração na cidade de Mount Olive, no Estado da Carolina do Norte, conta ter ouvido um estrondo por volta das 14h45 (13h45 no horário local).

- Estava tendo aula, quando de repente escutei um estrondo forte vindo de fora, como se uma coisa muito pesada tivesse caído. [O estrondo] durou cerca de cinco segundos.

As aulas da universidade de Sender não foram interrompidas.

Coletiva

Uma coletiva de imprensa convocada pela defesa do ex-diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) Dominique Strauss-Kahn em Nova York teve que ser interrompida por causa do tremor. A Justiça arquivou nesta terça-feira (23) a ação criminal por estupro contra Strauss-Kahn.

Lucy Jones, especialista do Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, disse à rede de TV CNN que esse foi "um dos maiores tremores" já sentidos em Nova York. Para ela, existe o temor da ocorrência de choques secundários.

– As pessoas devem esperar que isso aconteça, especialmente nas próximas duas horas.

Ela afirmou que é esperado que haja "danos significativos" para prédios mais antigos que fiquem perto do epicentro do terremoto.

– Se você já viu algum estrago [nos prédios], é melhor ficar fora.

Epicentro

Na cidade de Mineral, uma pequena cidade de 500 habitantes que fica no Estado da Virgínia, a apenas 6,5 km do epicentro do terremoto, os moradores que o interior de suas casas ficou bastante prejudicado. Retratos caíram da parede, de acordo com o jornal The Washington Post.

Fonte: r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir