Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Greve geral no Chile deixa 348 presos e 36 feridos
Madrugada teve choques entre polícia e manifestantes encapuzados. País que vive protestos há mais de três meses enfrenta paralisação geral.
Greve geral no Chile deixa 348 presos e 36 feridos
Foto: g1

Após o primeiro dia da tentativa de greve geral de 48 horas no Chile, que deixou um saldo 348 detidos e 36 feridos, mais alguns distúrbios foram registrados no período da noite em bairros de Santiago.

Em "Estação Central" foram ouvidos disparos num choque entre manifestantes encapuzados e a polícia, que utilizou gás lacrimogêneo para dispersar as pessoas, conforme mostraram imagens divulgadas pelos meios locais.

Durante o dia, na Avenida Alameda, estudantes da Universidade do Chile confrontaram-se com a polícia, enquanto que em ao menos três pontos da capital foram registrados barricadas e pneus incendiados, conforme reportou à AFP uma fonte da polícia, que qualificou os distúrbios como "isolados".

O país ficou parcialmente paralisado nesta quarta-feira, no primeiro dia de greve nacional de 48 horas convocada pela maior central sindical do país, a Central Unificada dos Trabalhadores (CUT).

A greve obteve a adesão de sindicatos, estudantes, professores, partidos políticos de esquerda e até mesmo de algumas empresas privadas.

Três meses de protestos
O país vive há mais de três meses uma greve de estudantes e professores do ensino médio e universitário, que pedem educação pública gratuita e de qualidade, e agora a greve estendeu-se para outros setores.

As reivindicações vão desde a redução dos preços dos combustíveis até uma reforma na Constituição, passando por uma mudança no Código de Trabalho. Além disso, especula-se sobre a possibilidade de a greve se transformar em um levante generalizado para derrubar o governo do direitista Sebastián Piñera.

"Tivemos 348 detidos em todo o Chile, fruto das desordens que (as greves) produziram", disse à imprensa o ministro porta-voz do governo, Andrés Chadwick, em um balanço do dia de greve.

Chadwick completou que os confrontos entre manifestantes e policiais deixaram um total de 36 feridos - 19 policiais e 17 civis - "todos eles com ferimentos leves".

Mesmo assim, o porta-voz do governo afirmou que a greve foi injustificada.

"Acreditamos que a greve nasceu sem justificativa, terminou também sem justificativa no sentido de que seu objetivo era paralisar o país. Nós estamos contentes como governo de que eles não tenham conseguido, porque isso geraria um dano importante no Chile", completou o funcionário.

Em Santiago, ocorreram os maiores distúrbios do dia, onde manifestantes levaram barricadas a bairros da capital chilena e à emblemática avenida Alameda, onde foram dispersados pela polícia que utilizou jatos d"água e bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP.

Segundo dia
Esta quinta-feira será o segundo dia dessa greve de 48 horas durante a qual ocorrerá um protesto nas ruas centrais de Santiago, que foi autorizado pelo governo.

A malha ferroviária metropolitana, que transporta diariamente mais de dois milhões de passageiros, registrou um movimento 27% menor durante as primeiras horas do dia.

"As paralisações que estão atrapalhando o trânsito são pontuais", disse o ministro dos Transportes, Pedro Pablo Errázuriz, ao fazer um balanço prévio da situação.

"O governo está empenhado em aparentar normalidade, quando todo o país sabe que não há normalidade hoje", afirmou Arturo Martínez, presidente da CUT, o maior sindicato do país, que reúne 10% da força de trabalho nacional.

Segundo o presidente Piñera, a intenção da greve foi única e exclusivamente causar danos ao Chile.

"Vimos hoje o uso equivocado de um instrumento legítimo de protesto, que poderia ter sido substituído por diálogo e acordos", disse. "Quando se tenta paralisar um país inteiro, todos saem perdendo", completou.

De acordo com informações do governo chileno, a adesão à greve foi baixa e o apenas 5,5% dos funcionários públicos do país aderiram a ela. Contudo, a Associação Nacional de Funcionários Públicos (Anef, na sigla em espanhol) calculou uma adesão de 80% da classe.

Segundo o subsecretário do interior chileno, Rodrigo Ubilla, a maioria dos chilenos tentou exercer suas tarefas diárias de maneira normal nesta quarta-feira.

O aeroporto de Santiago e os principais cruzamentos do país funcionavam com normalidade, enquanto que nos centros públicos de saúde foram instaurados alguns turnos para assegurar atendimentos de emergência.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir