Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-08-2011

O DESRESPEITO AO PRÓXIMO EM NOME DA FÉ.
Respeito é tratar ao semelhante com carinho, com educação, com urbanidade, é avisá-lo da hora correta de um compromisso, é dar uma determinada informação correta e completa, é não se atrasar-se para uma reunião.
O DESRESPEITO AO PRÓXIMO EM NOME DA FÉ.

Objetivando reprimir ataques dos fanáticos religiosos de plantão se faz necessário informar que FÉ, para os fins que este artigo deseja alcançar, se refere ao conceito mais amplo da palavra, de modo que, sirva para a Fé político-partidária, Fé profissional, Fé ideológica, e por que não, a Fé religiosa.

Secundariamente, Févem do Latimfides, que pode significar fidelidade, assim, Féé a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério passível de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão, ou ainda, se analisado pela perspectiva linguista, fé é a crença, o crédito, aconvicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção, a fidelidade a compromissos e a promessas, a confiança, a confirmação ou a prova.
Chega-se, pois, ao ponto chave do texto: As ações ou práticas de pessoas que, em nome da fé, seja qual for, desrespeitam o seu semelhante.

Quantas vezes um médico lhe fez esperar mais de duas horas na recepção de um consultório, alegando uma emergência? Não da sua agenda cheia, claro!! Quantas vezes um político ou um partido lhe prejudicou, negou-lhe um direito, justificando o ato com base em um "artigo da lei"? Não por que do seu interesse pessoal, ou de sua interpretação passional, óbvio!!Quantas vezes um dirigente religioso lhe fez ficar sentado durante horas em um banco de madeira, lhe causando dores musculares, em nome de Deus?Mas, não em nome da sua vaidade, ou de algum outro interesse oculto! Quantas vezes você foi a um show (de qualquer natureza) marcado para começar às 21h, e os organizadores, resolveram começa-lo às 23h ou 1h da manhã?Não em nome da venda de bebidas ou mais ingressos, ou de CDs e souvenires.
Pois bem, o respeito ao paciente, ao cliente, ao fiel, ao próximo deve começar dentro de cada um, no meu humilde entendimento, do que é RESPEITO.

Respeito é tratar ao semelhante com carinho, com educação, com urbanidade, é avisá-lo da hora correta de um compromisso, é dar uma determinada informação correta e completa, é não se atrasar-se para uma reunião. O que muitos fazem é colocar na fé a sua falta de respeito, é justificar na fé sua incompetência, sua ganância, seu problema de autoafirmação, seus interesses pessoais e individuais.

Existem situações reais de atraso, de emergências, mas sempre? Mas todas às vezes? Em todas as situações? Não há ferramentas e mecanismos capazes de antever uma emergência, de comunicar um atraso ou se desculpar por um erro?

Quem seria capaz, por exemplo, de questionar o horário de término de um culto religioso? Não seria possível, pois o foco, o tema abordado, é Deus, é sua palavra, é algo maior que a natureza humana. Caberia ao responsável pela condução, ou presidência do Culto, da missa, da celebração, um pouco mais de sensibilidade e de bom senso, de respeito humano mesmo, e dessa forma, encerrar a atividade em um horário adequado. E não dizer aos participantes para não saírem, pois Deus é mais importante. Claro que é! Quem duvidaria da importância de Deus? É exatamente aí que o indivíduo se perde, é nesse ponto que ele não observa a necessidade do próximo: Acordar cedo, uma dor muscular, passar uns minutos a mais com sua família, fazer um trabalho da faculdade ou da escola, visitar um familiar. Mas não!!! O que comete o desrespeito fala: - Você não pode tirar uma horinha pra Deus? Vai lá e observe se é mesmo uma horinha.

Então, leitor, se você algum dia cometeu algum ato desrespeitoso contra o seu próximo, não se culpe, apenas não faça novamente, corrija-se aprenda com os erros, seus e com os do próximo. O importante é perceber em que momento deixa-se de praticar o bem, e passa-se a praticar o mal. No caso do leitor que sofre ou sofreu com as pessoas que lhe maltratam, que lhe usam, mude de médico, mude de partido, mude até de religião se assim lhe tocar, não vá ao show do artista que atrasou 5 horas para começar sua apresentação, enfim distancie-se dessas pessoas ou desse grupo. É imperativo que algo seja feito para inibir essas práticas.

Para finalizar, tenha coragem de discutir esse assunto com seu amigo, com sua comunidade, dialogue sobre o assunto, demonstre sua insatisfação, dê suas sugestões e opiniões.
Seja a diferença.



Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir