Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 29-08-2011

Marataízes é o preferido do público na 1ª MCA Histórico-Cultural
O evento envolveu a juventude de 13 municípios que, através de curtas-metragens mostraram toda a beleza histórica de suas regiões.
Marataízes é o preferido do público na 1ª MCA Histórico-Cultural

Foi uma festa o último final de semana em Marataízes. Destaque para a noite do último sábado (27) durante a premiação dos documentários apresentados na 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural, com início na quinta-feira (25). O evento envolveu a juventude de 13 municípios que, através de curtas-metragens mostraram toda a beleza histórica de suas regiões.

Além de sediar um evento de alto nível, Marataízes competiu com o documentário "Caiu na Rede é História", com foco na importância da tradição pesqueira para a sobrevivência, suas aventuras, perigos e felicidades.

Diante de histórias simples e marcantes de um dos ofícios mais antigos da região, Marataízes levou o prêmio Melhor Júri Popular. "Foi fantástica a apresentação de Marataízes, nossos jovens são talentosos e sensíveis ao que acontece em nossa volta. O tema foi um desafio e eles souberam desenvolvê-lo muito bem. Só tenho a parabenizar e dizer que Marataízes tem orgulho dos seus jovens!"elogia o prefeito municipal de Marataízes, Jander Nunes Vidal.

O cenário escolhido pela Secretaria de Cultura do Estado não poderia ter sido outro, o Palácio das Águias proporcionou todo o encanto e beleza para a 1ª MCA Histórico-Cultural, marcando o evento na memória dos capixabas e muitos visitantes que estavam na cidade. O local é o berço da história capixaba e depois de sua reestruturação passou a ser um ponto de referência do passado, presente e futuro do litoral sul capixaba.

"Agradeço ao Secretário de Cultura do Estado, meu grande amigo, Frei Paulão por esse presente ofertado ao município de Marataízes. Quem esteve na 1ª MCA vai ter muita história para contar daqui pra frente. Quero parabenizar o prefeito de Marataízes, Jander, que esteve junto conosco todos os dias do evento, vibrando, torcendo, prestigiando e apoiando o evento que, sem dúvidas marcará um novo momento na história e na cultura da nossa região. Parabéns aos jovens que participaram e encararam esse desafio, todos estão de parabéns e, a partir de vocês tivemos a oportunidade de divulgar a riqueza histórica-cultural de parte do nosso Espírito Santo." Parabeniza emocionado o Secretário de Cultura de Marataízes, Cléber Júnior Pereira Bento.

Além de Marataízes, quem levou outro prêmio muito importante foram os jovens de Anchieta. O documentário "O Jaraguá" foi classificado como o Melhor Júri Oficial.

A 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-cultural foi promovido pela Secretaria de Estado da Cultural. O momento foi muito oportuno, onde prevaleceu os valores, as atitudes e ações que consagraram os jovens do Sul do Espírito Santo como capixabas criativos, expressivos, sensíveis e que fazem da sua história e manifestam a sua cultura.
















Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir