Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2011

Rebeldes apertam o cerco à cidade natal de Kadhafi na Líbia
Combatentes tentam minar últimos redutos do regime em Sirte. Conselho de Transição pediu à Otan que mantenha ação militar no país.
Rebeldes apertam o cerco à cidade natal de Kadhafi na Líbia
Foto: www.g1.com

Forças dos rebeldes da Líbia convergiam nesta segunda-feira (29) para Sirte, cidade natal do ditador Muammar Kadhafi, na tentativa de capturar os últimos redutos do regime e consolidar a vitória da revolução.

O paradeiro de Kadhafi ainda é desconhecido desde que seus inimigos invadiram a capital, Trípoli, há uma semana, levando ao colapso regime de 42 anos. Apesar da aparente derrota, Kadhafi insiste em conclamar seus aliados à resistência.

O Conselho Nacional de Transição (CNT) pediu à Otan que mantenha a campanha militar aérea iniciada há cinco meses, que foi crucial para impulsionar os rebeldes líbios à vitória contra Gaddafi.

"Peço a continuada proteção da Otan e de seus aliados contra esse tirano", afirmou Mustafa Abdel Jalil, presidente do CNT, no Catar, numa reunião com ministros de Defesa de países que apoiaram a revolta. "Ele ainda é uma ameaça, não só para os líbios como para o mundo todo."

Um comandante da Otan prometeu manter a missão da aliança pelo menos até 27 de agosto, quando expira o mandato da ONU para ação militar.

"Acreditamos que o regime de Kadhafi está perto do colapso, e estamos comprometidos em ver a operação chegar à sua conclusão", disse o almirante norte-americano Samuel Locklear, chefe do Comando de Operações Conjuntas da Otan, a jornalistas em Doha, capital do Catar.

"Os bolsões das forças pró-Kadhafi estão sendo reduzidos a cada dia. O regime não tem mais capacidade de montar uma operação decisiva", afirmou ele, acrescentando que os bombardeios da aliança ocidental destruíram 5.000 alvos militares na Líbia.

No domingo, pelo terceiro dia consecutivo, aviões da Otan bombardearam Sirte, na costa do Mediterrâneo, segundo um porta-voz da aliança em Bruxelas.

Gaddafi nasceu em Sirte, 450 quilômetros a leste de Trípoli, em 1942. Depois de tomar o poder, em 1969, ele fez essa pacata aldeia de pescadores se transformar em uma cidade de 100 mil habitantes, que ele costumava usar em ocasiões de Estado.

Os líderes tribais de Sirte continuam a apoiá-lo. Mesmo sem estar claro se ele pretende montar uma resistência a partir de lá, a captura da cidade seria um prêmio simbólico e estratégico para os novos governantes.

A nova liderança diz que também há áreas ao sul, no meio do Saara, que ainda não estão totalmente sob seu controle.

O CNT ofereceu recompensa e imunidade jurídica a quem matar ou capturar Gaddafi.

As forças do novo governo avançam rumo a Sirte a partir do leste e do oeste, embora a rendição da cidade continue sendo negociada.

Jamal Tunally, comandante militar em Misrata, a oeste, disse que a linha de frente está a 30 quilômetros de Sirte.

"Achamos que a situação pode ser resolvida pacificamente, se Deus quiser. Agora só precisamos encontrar Kadhafi", afirmou. "Acho que ele ainda está escondido em baixo (do complexo governamental de) Bab al Aziziya."


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir