Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2011

Dia de teste para fumantes na Boca Maldita
O fumo está relacionado a 5 milhões de mortes que ocorrem no mundo todos os anos
Dia de teste para fumantes na Boca Maldita
Foto: www.bemparana.com.br

Até as 17 horas desta segunda-feira (29) dependentes do cigarro e fumantes passivos podem testar a capacidade pulmonar na Boca Maldita, orientados pela Secretaria Municipal da Saúde. A ação de alerta contra os males do cigarro faz parte do Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma parceria do município com a Sociedade Paranaense de Combate ao Fumo.

"O alerta é necessário porque essa grave dependência química está relacionada às principais doenças crônicas e aos óbitos decorrentes delas", frisa o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues. O fumo está relacionado a 5 milhões de mortes que ocorrem no mundo todos os anos e, no Brasil, 200 mil óbitos.

O fumo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 30% das mortes por câncer em geral; 25% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por enfisema pulmonar e 25% das mortes por AVC (derrame). Doenças cardiovasculares e neoplasias são as principais causas de mortalidade geral, concentrando de 11% e 15% de todos os óbitos.

Teste - A auxiliar de prótese dentária Marlene Rodrigues Suizani, de 50 anos, foi uma das primeiras a visitar a tenda e passar pelo teste. Mãe de três filhos e avó de uma neta, ela é fumante desde a adolescência. Apesar disso, levou um susto quando o teste de monoximetria (que mede a concentração de monóxido de carbono nos pulmões) a classificou como fumante pesado.

"Não aconselho ninguém a fumar e quero muito conseguir encaixar minha rotina no horário do grupo de apoio que tem perto da Unidade de Saúde Santa Felicidade", disse. "Gosto muito de fazer atividade física e sei que renderia muito melhor se não fumasse. Não ficaria tão cansada", completou.

O teste é grátis e feito com bocais descartáveis. De lá, os interessados são encaminhados para as unidades municipais de saúde próximas do seu local de residência. São as unidades de saúde que encaminham os pacientes para os grupos de apoio, onde é oferecido apoio clínico para usuários de cigarro. Se necessário, podem ter acesso a medicamentos específicos.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo não é preocupação apenas das autoridades sanitárias. O Colégio Sesc São José, no Centro, é um exemplo. Com a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, as paredes da instituição de ensino foram tomadas por mensagens de alerta. Os estudantes também confeccionaram folhetos de alerta para distribuição ao público.

Fonte: www.bemparana.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir