Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Vendaval e granizo provocam estragos em cidades de RS e SC
20 municípios de SC comunicaram danos e houve queda de barreiras. No RS, granizo destelhou casas e afetou mais de 4,3 mil, diz Defesa Civil
Vendaval e granizo provocam estragos em cidades de RS e SC
Foto: www.g1.com

m vendaval com fortes chuvas e granizo atingiu durante a noite de segunda-feira (29) e a madrugada desta terça-feira (30) o norte de Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 20 municípios comunicaram ocorrências e destruição devido à enxurrada. As cidades mais atingidas pelo granizo em Santa Catarina são Formosa do Sul, Irati, Anchieta e Saltinho.

Pelo menos 100 casas foram destelhadas e os profissionais de Defesa Civil passaram a madrugada entregando telhas para famílias que tiveram telhados quebrados pelo granizo. Ainda não há dados finalizados sobre o número de desabrigados e desalojados. Em Capinzal, cerca de 200 casas tiveram prejuízo com o granizo.

Na Serra de Santa Catarina, problemas foram registrados em Bom Retiro, onde uma queda de barreira interditou a SC-430 no km 15, próximo à Serra do Panelão, segundo a Defesa Civil. A rodovia foi fechada nos dois sentidos e há riscos de mais desmoronamento na região.

A chuva está afetando o estado desde a semana passada, segundo o major Emerson, da Defesa Civil. E a previsão é de que se estenda durante a semana.

rês barragens foram fechadas para evitar possíveis alagamentos. Durante a madrugada desta terça-feira, houve falta de luz em algumas cidades.

Em algumas cidades não chovia tanto há 11 anos. Nesta terça-feira, ainda chove bastante em Florianópolis, onde houve queda de postes e 95 mil pessoas ficaram sem luz.

Conforme a Defesa Civil, a situação em Florianópolis está sendo monitorada.

Em Lages, na serra catarinense, houve deslizamentos e alagamentos de casas e ruas e muitas pessoas tiveram que deixar suas casas. Parte do muro de um quartel do Exército desabou. Um rio que corta a cidade transbordou.

Rio Grande do Sul
Segundo a Defesa Civil gaúcha, o granizo e o vento forte também danificaram casas em várias cidades do estado.

Houve informações sobre destruição nas cidades de Sananduva, Floriano Peixoto, Vila Langaro, Sarandi e Coxilha. São as cidades que notificaram estragos pelo vendaval à Defesa Civil do estado até o início da manhã desta terça-feira.

Devido ao temporal de ontem, 4.375 pessoas foram afetadas. Há 90 desalojadas e 47 desabrigadas, que foram levadas para abrigos municipais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir