Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Cinco minutos de drama de Ricardo Gomes
A agonia vivida por Ricardo Gomes durante o clássico Flamengo x Vasco, no domingo, parou o futebol Brasileiro e o LNET!
Cinco minutos de drama de Ricardo Gomes
Foto: esportes.opovo.com.br

A agonia vivida por Ricardo Gomes durante o clássico Flamengo x Vasco, no domingo, parou o futebol Brasileiro e o LNET! foi atrás dos envolvidos no episódio em busca de detalhes do drama do treinador, desde que começou a sofrer o acidente vascular cerebral (AVC) - ou acidente vascular encefálico (AVE) - até ser levado para o Centro Médico do estádio, onde foi estabilizado para seguir para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, onde foi operado.Foram cinco minutos de absoluta tensão, desde que Ricardo começou a sentir os primeiros sintomas do AVC - ainda à beira do campo, depois de dar instruções para o time - até que a ambulância partisse para o Centro Médico.

LEIA MAIS:- Envie seu vídeo desejando força ao técnico do Vasco- Quadro clínico de Ricardo Gomes inspira otimismo- Ricardo Gomes tenta superar mais um drama em sua vida- Vascaínos pedem vitória quarta como homenagem ao técnico- Prass: "Só a recuperação de Ricardo ameniza a dor"- Benfica deseja força ao "capitão" Ricardo Gomes- Médico admite que AVC sofrido por Gomes em 2010 tem relaçãoO treinador, apesar da gravidade do caso, manifestava plena consciência e até ajudou bastante os médicos a identificar o problema ainda no banco de reservas. Talvez por ter passado por situação similar - porém mais branda - no ano passado, quando trabalhava no São Paulo, imediatamente pediu que o tirassem do campo e chamassem uma ambulância.- Estou passando mal, me tira daqui, me tira daqui e me leva para o vestiário. Chama a ambulância - disse o treinador.Assim que o médico Fernando Mattar fez contato com os paramédicos da UTI Móvel do estádio, Ricardo começou a falar o que estava sentindo. Com movimentos regulares, mexia a perna, como se estivesse fazendo alongamento. A mão, pousada sobre o apoio da cadeira, denunciava a paralisia do lado direito em função do AVC. Dali, seguiram para a ambulância. Afinal, a corrida era contra o tempo e pela vida do técnico.

O DRAMA DE RICARDO GOMES1) Aos 19 minutos do segundo tempo, pouco tempo depois da substituição de Elton por Alecsandro, Ricardo Gomes vai à beira do gramado dar instruções. No retorno ao banco de reservas, já mostra dificuldade em caminhar.2) Gaúcho, auxiliar técnico que assistia ao clássico de uma das cabines do Engenhão, repara, mas lembra que o joelho direito do treinador "é problemático" e acha que Ricardo Gomes pisou em falso.3) Ricardo Gomes vira-se para Fernando Mattar e avisa que não está passando bem e pede para ser retirado dali. Ele já sabia que o caso era grave.4) Fernando Mattar, ainda meio sem entender, pergunta se Ricardo Gomes consegue andar pois ele, sozinho, não conseguiria levar o treinador para um local de atendimento.5) Ricardo Gomes responde negativamente ao médico e faz mais um pedido: "Chama a ambulância". Neste momento, ele já sentia parte do lado direito do corpo paralisado.6) Percebendo a dificuldade na fala do treinador e que o caso era grave, Fernando Mattar corre desesperadamente para que o paramédico atenda ao treinador vascaíno.7) Abordado por jornalistas sobre o que estava acontecendo, Ricardo Gomes responde que "está realmente passando muito mal".8) A ambulância chega ao banco de reservas do Vasco, onde encontra-se Ricardo Gomes sentado, já sem mover a perna e a mão direita. Um paramédico senta-se ao lado de Ricardo Gomes, que já está segurando com a mão esquerda o lado direito do rosto paralisado, e começa a fazer os primeiros socorros.9) Uma das pessoas que esteve muito próxima a Ricardo no atendimento no gramado do Engenhão disse que o treinador reclamou de dores no braço, e que o diagnóstico do técnico do Vasco foi feito rapidamente. Ricardo é colocado na ambulância, equipada com uma UTI Móvel, e levado ao ambulatório do Engenhão.10) Já dentro da ambulância, uma máscara de oxigênio foi conectada ao rosto de Ricardo.11) No ambulatório, Gomes recebe o atendimento dos médicos da empresa contratada antes de ser transferido ao Hospital Pasteur.

COM A PALAVRAMarcelo Correuge, repórter da TV Globo que estava ao lado do banco de reservas

"Quando Ricardo Gomes caminhou até o banco e se sentou achei estranho, já que ele fica sempre na lateral do campo. Até brinquei e perguntei se ele estava cansado. Ele me respondeu que estava passando mal. Logo chamou o médico Fernando Mattar para explicar a situação. Vi que ele estava dobrando e esticando a perna direita, como se tivesse alongando. Nisso, fui até o Fernando Mattar e avisei que a ambulância era do outro lado, quando ele foi correndo até a ambulância. Neste momento, a mão direita dele já parecia paralisada, pois estava sem se mexer em cima do apoio de braço da cadeira."

Fonte: esportes.opovo.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir