Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Granizo e ventos fortes causam destruição em pelo menos oito cidades catarinenses
Em São Lourenço do Oeste, 100 casas foram destelhadas nesta segunda-feira
Granizo e ventos fortes causam destruição em pelo menos oito cidades catarinenses
Foto: www.adjorisc.com.br

Duas tempestades destelharam cerca de 100 casas em São Lourenço do Oeste nesta segunda-feira. Pela manhã, os ventos fortes causaram prejuízos em 25 casas na área urbana, um chiqueirão e duas casas na zona rural. Por volta das 17h30min, uma chuva de granizo destruiu outras 70 casas na zona urbana.


A Defesa Civil da cidade vai distribuir lonas durante a noite e pede que a população permaneça em casa e tenha cuidados com o sistema de energia elétrica. Na manhã desta terça, haverá uma reunião com o prefeito da cidade para fazer uma avaliação mais detalhada do problema e pedir a liberação de telhas para distribuir à população.

Na cidade de Lages, a tempestada do fim de tarde causou o transbordamento do rio Carahá nos bairros São Cristóvam e Centro. No Centro, a avenida Belizário Ramos está interditada em frente ao Fórum.

Em Santa Rosa do Sul, houve chuva de granizo, mas a Defesa Civil ainda não tem os números de atingidos. Em Vargem, no Planalto catarinense, o granizo afetou 80 pessoas e desalojou outras quatro. Em Balneário Gaivotas, Sul do Estado, 350 pessoas foram afetadas pela enxurrada e o sistema de transporte está comprometido. Em Capinzal, Meio-Oeste de Santa Catarina, há 200 casas prejudicadas com a chuva e o granizo.

Na Grande Florianópolis, o problema foi na Capital e em Palhoça. No bairro Rio Vermelho, na Ilha, algumas ruas estavam alagadas no início da manhã. Em Palhoça, no bairro Frei Damião, uma vala cheia de lixo — como sacolas plásticas e garrafas pet — transbordou, alagando cerca de dez a 15 casas.

Os moradores foram aconselhados a deixar suas residências.Em Florianópolis, pelo menos sete ruas do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, ficaram alagadas na última semana, em função dos temporais. Como o solo já está encharcado, a região registrou novos pontos de alagamento na manhã desta segunda-feira, e, se as chuvas persistirem, a situação pode se agravar.

— A recomendação é para que as famílias levantem os móveis e saiam de suas casas se a chuva persistir — disse o coordenador da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado.

Fonte: www.adjorisc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir