Categoria Educação  Noticia Atualizada em 31-08-2011

Bienal do Livro do Rio começa com recorde de autores estrangeiros
Evento literário trará 23 escritores de outros países, entre eles, Anne Rice. Brasil será homenageado nesta 15ª edição, que vai até o dia 11.
Bienal do Livro do Rio começa com recorde de autores estrangeiros
Foto: www.g1.com

Começa nesta quinta-feira (1º) a 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O evento reunirá no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, 950 expositores em uma área de 55 mil m². A programação é voltada para o público em geral, com espaços temáticos com programações culturais, conversa com autores nacionais e estrangeiros, além de área lúdica e interativa para as crianças.

Ao todo, a 15ª Bienal do Rio de Janeiro terá a participação de 150 autores brasileiros e 23 estrangeiros, um recorde, segundo a organização. Entre as atrações internacionais estão Anne Rice, Pepetela, Gonçalo M. Tavares, Lisa Sanders e a atriz Hilary Duff, que estreia no mundo literário com o romance "Elixir".

O público estimado pela organização é em torno de 640 mil pessoas. Mais de 1 mil títulos deverão ser lançados e cerca de 2,5 milhões de exemplares devem ser vendidos nos 11 dias de evento. O tema deste ano é o Brasil, o que levará os visitantes a participar de uma serie de ações, nos diversos espaços, para discutir a cultura e a realidade do país.

Espaços culturais
Vários espaços culturais foram montados nesta edição da Bienal para atender ao mais diversificado público. O Café literário é um dos mais disputados. Neste anos, serão 38 debates em clima descontraído para aproximar leitor e autor em mesas de temas diversos, como música, poesia, quadrinhos, romance policial, livro digital e até surf. O espaço terá ainda duas novidades: o Sarau poético, que será voltado à poesia, e o Debateboca, com ritmo dinâmico de perguntas e respostas.

O Mulher e ponto é um espaço criado para reunir escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesse feminino. No livro em cena, personagens criam vida nas vozes de atores convidados. Entre eles, Eriberto Leão, Elba Ramalho, Ricardo Blat, José Wilker, Marcello Antony e Camila Morgado.

O espaço Encontro com autores promete ser um dos mais populares, principalmente no dia 7, quando a autoria Anne Rice, do best-seller "Entrevista com o vampiro", irá conversar com o público. Já o Conexão Jovem é para quem curte literatura adolescente e terá a participação de Hilary Duff e Thalita Rebouças.

Entre os escritores que prometem lotar o auditório da Bienal, com capacidade para 400 pessoas, estão ainda as americanas Alysson Noël e Lauren Kate, das séries de fantasia "Os imortais" e "Fallen", e a brasileira Thalita Rebouças. O carioca Eduardo Sporh, de "A batalha do apocalipse", também vai participar das sessões.

Para a criançada, o evento terá os espaços Maré de livros e a Biblioteca mirim, ambos com programação infantil, área interativa e contação de histórias.

Visitação escolar
Estudantes de escolas públicas e particulares ocuparão os corredores da Bienal durante seis dias. Eles são convidados pela organização para conhecer o evento, estimular a imaginação e se aproximaresm do mundo dos livros.

Neste ano, foram disponibilizadas 170 mil vagas, que se esgotaram em três dias. Os estudantes inscritos na visitação irão ganhar um voucher de R$ 5 que poderá ser trocado por um livro no mesmo valor que será disponibilizado pelos expositores.

Bienal digital
O espaço Bienal Digital é uma das principais novidades do evento. Localizado no pavilhão verde e com 120 m² de área, o ambiente vai oferecer ao público a oportunidade de experimentar as novas formas de leitura proporcionadas pelos tablets. Mais de 20 aparelhos das principais marcas serão disponibilizados ao público, entre eles, o Ipad 2, da Apple, o Samsung Galaxy Tab e o STi my Pad, da Semp Toshiba.

Ingressos
O ingresso para entrar na Bienal custa R$ 12 e pode ser adquirido com antecedência pela internet ou nos pontos de venda cadastrados. Quem preferir pode comprar na hora, na bilheteria do Riocentro. Estudantes e maiores de 60 anos pagam metade deste valor.

Para professores e bibliotecários, entre outros profissionais ligados ao mercado editorial, o acesso é gratuito, desde que a pessoa se cadastre no site da Bienal e leve um documento de identificação e comprovante da profissão para o Riocentro.

De acordo com a organização, cada pessoa pode comprar, no máximo, cinco ingressos por CPF.

Serviço:
Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 1º a 11 de setembro de 2011
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.
Horários: dia 1º, das 12h às 22h; dias 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 9h às 22h; dias 3, 4, 7, 10 e 11 de setembro, das 10h às 22h.
Outras informações: (21) 3035-9200

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir