Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Protesto no Rio marca os 115 anos de bonde de Santa Teresa
Manifestação de moradores se transformou em homenagem a motorneiro. No sábado (27), acidente no bairro deixou 5 mortos e mais de 50 feridos.
Protesto no Rio marca os 115 anos de bonde de Santa Teresa
Foto: www.g1.com

O aniversário de 115 anos do bonde de Santa Teresa foi lembrado, nesta quinta-feira (1º), com um protesto dos moradores do bairro pela morte de cinco pessoas no acidente de sábado (27), quando o bonde tombou na Rua Joaquim Martinho. Mais de 50 pessoas também ficaram feridas no acidente.

Vestidos de preto e com balões da mesma cor, moradores se reuniram na estação do bonde do Largo da Carioca com cartazes de protesto contra o estado precário dos bondes.

O protesto acabou se tornando uma homenagem emocionada ao motorneiro Nélson Correa da Silva, que morreu no acidente. A viúva Dulce, chorando muito abraçada à filha Jenifer, dizia que o marido tinha sido um herói.

"Ele sempre foi um bom motorneiro, sempre conduziu o bonde com cuidado e devagar", disse chorando.

Aos gritos de "herói, herói", os moradores sugeriram então que a estação no Largo da Carioca passe a se chamar Estação Motorneiro Nélson Correa da Silva.

Elzbieta Mitkiewicz, presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), disse que na reunião realizada na noite de quarta-feira (31) moradores do bairro pediram a exoneração do secretário de Transportes, Júlio Lopes, e o cumprimento da sentença que há 2 anos condenou o estado a recuperar o sistema de bondes.

"Queremos 14 bondes funcionando perfeitamene. E sem privatização", disse Elzbieta.

De lá, os manifestantes seguiram para o Centro da cidade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir