Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Sobe para 10 número de presos em operação contra milicianos
Grupo, que atua em bairros da Zona Oeste, é ligado a Natalino e Jerominho
Sobe para 10 número de presos em operação contra milicianos
Foto: odia.terra.com.br

Rio - A operação da Polícia Civil deflagrada nesta quinta-feira resultou, até o momento, na prisão de 10 acusados de integrar a Liga da Justiça, uma das milícias mais poderosas da Zona Oeste. Um policial civil aposentado é aguardado para se apresentar à polícia nesta tarde. O agente se chama Anísio de Souza Bastos e foi chefe do cartório da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). Segundo as investigações, o policial recebia 40 mil reais por semana para repassar informações à quadrilha.

Entre os presos estão quatro ex-PMs e duas mulheres, sendo que sete mandados ainda precisam ser cumpridos. Cerca de 150 policiais participam da ação na Zona Oeste, que tem como objetivo prender milicianos remanescentes da grupo paramilitar criado pelo ex-vereador Jerônimo Guimarães, o Jerominho, e seu irmão, o ex-deputado estadual Natalino Guimarães.

No total, 17 mandados de prisão foram expedidos por formação de quadrilha para a prática de crimes hediondos. Durante a ação, os agentes apreenderam um veículo Eco Sport, uma pistola calibre 380, três carregadores e R$ 45 mil em espécie e em cheques.

Segundo a Draco, a Liga da Justiça é a maior milícia do estado, com faturamento de mais de R$ 1 milhão por mês. O grupo montou um consórcio com a contravenção na Zona Oeste para dividir o lucro e fez um pacto de não-agressão, uma trégua, para não se acusarem mutuamente, além de dividir as áreas com o objetivo de acabar com as brigas.

Também foram arrecadados documentos relativos a máquinas caça-níqueis e de segurança clandestina, além de uma máquina de contar cédulas e computadores. Os presos e o material foram levados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Autos.

Policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão requeridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em 30 endereços. Entre os denunciados com prisão preventiva decretada pela 42ª Vara Criminal da Capital está Toni Angelo Souza de Aguiar, conhecido como "Erótico", que a investigação demonstrou ser o líder do bando e está foragido.

Participaram da ação policiais da Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais (DRACO/IE), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança, da Corregedoria Geral Unificada (CGU) e de diversas delegacias distritais e especializadas da Polícia Civil.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir