Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Andrés visita estádio do Timão
Dirigente vistoria obras nesta quinta-feira e acompanha início do ‘esqueleto’ em Itaquera. Construtora promete entregar arena em dezembro de 2013
Andrés visita estádio do Timão
Foto: globoesporte.globo.com

No dia do aniversário de 101 anos do Corinthians, um novo marco nas obras do novo estádio do clube foi formalizado. Nesta quinta-feira, as primeiras três colunas de sustentação das arquibancadas da futura arena do Timão, em Itaquera, foram instaladas, o que representa o início da construção do esqueleto da casa que vai abrigar 65 mil pessoas na Copa de 2014 (48 mil após a retirada das arquibancadas móveis). Pela manhã, o presidente Andrés Sanches visitou a obra e ficou no local por cerca de meia hora.

- Se você pegar qualquer outro estádio do Brasil, nenhum esteve tão avançado em apenas três meses de obra – comemorou Andrés.

As obras começaram oficialmente no dia 30 de maio, e a Odebrecht, construtora responsável, diz que o cronograma vem sendo cumprido até com alguma folga.

As colunas instaladas nesta quinta-feira pertencem ao futuro Prédio Leste, mais próximo de onde funcionava o CT para as categorias de base. No total serão 500 colunas, apoiadas por cerca de 3 mil estacas. O Prédio Oeste, mais alto, terá altura aproximada de 80 metros.

GALERIA DE FOTOS: VEJA COMO FICARÁ O ESTÁDIO DO CORINTHIANS

Gerente operacional da obra, Frederico Barbosa foi "cobrado" de forma bem humorada por Andrés Sanches. Barbosa explicou detalhes técnicos da obra ao presidente do Corinthians, que viu papéis técnicos a respeito da construção das arquibancadas e se animou.

A Odebrecht deve instalar uma fábrica no terreno nos próximos meses. Assim, as estruturas de concreto que sustentam as colunas seriam produzidas ali mesmo, sem necessidade de transporte, facilitando a logística e acelerando os trabalhos.

- Mostrei detalhes sobre o método de construção. O cronograma vem sendo bem cumprido, em breve já começa a se formar o esqueleto do estádio. Garantimos que entregaremos tudo em dezembro de 2013 – disse Frederico Barbosa.

Andrés cobra agilidade
A Fifa ainda dá um prazo de dois meses de tolerância para a entrega do estádio em Itaquera. O cronograma oficial da entidade aponta o mês de fevereiro de 2014 como data limite para o fim das obras de engenharia da Odebrecht. Apressado, Andrés Sanches pede um prazo mais curto para o fim dos trabalhos.

- A Fifa deu até fevereiro, a Odebrecht até dezembro, e nós já queremos em setembro de 2013. Então vamos fazer uma média esses três prazos, e tudo deve mesmo estar pronto em dezembro – afirmou Sanches.

No entanto, um trabalho ultrapassam a data de fevereiro de 2014: a instalação de todo o mobiliário, previsto para 4 de julho de 2014 – com a Copa já em andamento.

Frederico Barbosa justifica que o serviço de arquibancadas móveis é terceirizado, e que o "mobiliário" se refere às instalações da Fifa, como área de hospitalidade, lojas, entre outras facilidades.

- Nosso prazo é só um: dezembro de 2013. O que vem depois é cronograma da Fifa. Cronogramas não são engessados e podem ser encurtados. Em julho de 2014, o que vai ter é a faxineira passando um pano na cadeira nova para entregar tudo em perfeito estado – exemplificou o gerente da Odebrecht.

Nesta quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo informa que já está decidido que a abertura da Copa será em São Paulo. A informação é creditada a uma fonte do Comitê Organizador Local (COL), sem nome identificado.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir