Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-09-2011

Receita de SC apreende 60 toneladas de lixo "importado" da Espanha
Carga de "aparas de plástico" chegou ao Porto de Itajaí no domingo (28). Material será devolvido ao país de origem e importadora deve ser punida.
Receita de SC apreende 60 toneladas de lixo
Foto: www.g1.com

Fiscais da Receita Federal de Itajaí, em Santa Catarina, apreenderam 60 toneladas de lixo que estava distribuído em seis contêineres, nesta sexta-feira (2). O material foi importado por uma empresa de Farroupilha (RS) e trazido ao Brasil por meio de uma exportadora uruguaia.

Segundo a Alfândega do Porto de Itajaí, o material não poderia ter sido trazido ao país por falta de condições sanitárias. Um laudo elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestou que o material, identificado como aparas de plástico, estava inviável para reciclagem, apresentava mofo, lesmas e moscas.

Os seis contêineres com o lixo foram isolados das demais cargas em virtude do mau cheiro que exala do material espanhol. Em uma das etiquetas presas ao carregamento é possível identificar o nome de uma empresa de reciclagem da Espanha. Segundo a Receita, esta é a responsável pelo comércio do material para o Brasil.

O registro de importação do lixo foi feito no domingo (28) e o valor declarado da carga era de R$ 40,7 mil. Os peritos da Anvisa analisaram o produto nesta quarta-feira (31) e divulgaram o laudo nesta sexta-feira.

O próximo passo, de acordo com a Receita, é autuar a empresa gaúcha que comprou o lixo, que ainda deve ser multada por infrações sanitárias e ambientais. Tanto a Receita, como a Anvisa e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão tentar concluir a devolução da carga para a Espanha o mais rápido possível.

Antes de chegar ao Brasil, a carga saiu de Valência, na Espanha, em 23 de julho, e passou por portos de Livorno, Vado Ligure, Lisboa, Genova, Barcelona, Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevidéu.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir