Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Incêndio devasta área de 40 hectares em Domingos Martins, ES
Fogo atingiu distrito de Arecê, no km 85, da BR-262, neste domingo (4). Bombeiros temem que chamas atinjam reserva de Pedra Azul.
Incêndio devasta área de 40 hectares em Domingos Martins, ES
Foto: www.g1.com

Um incêndio tomou conta de uma área de 40 hectares no distrito de Aracê, no município de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. De acordo com os bombeiros, o fogo começou às 6h30 deste domingo (4), no km 85, da BR-262. O Corpo de Bombeiros, que ainda não sabe o motivo do fogo, teme que as chamas possam atingir a reserva Estadual de Pedra Azul.

Segundo o sargento Adenilson dos Santos Simões do Corpo de Bombeiros, uma área que corresponde a, aproximadamente, 40 campos de futebol já foi devastada pelo fogo. "A área é de difícil acesso e o vento forte espalha ainda mais o fogo. Vegetação rasteira e de mata foram incendiadas rapidamente", disse Simões.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano e dois guardas do Parque Estadual de Pedra Azul trabalharam durante o dia inteiro para conter as chamas. "Vamos passar à noite aqui para controlar o incêndio. À noite o fogo não vai se espalhar com muita facilidade por causa da frio. Vamos aproveitar esse momento para evitar que o fogo invada a reserva, o que pode causar a morte de muitos animais", contou o sargento.

O sargento disse que o grupo vai trabalhar durante toda noite e madrugada, e às 5h desta segunda-feira (5), uma força tarefa será feita para controlar de vez o incêndio.

Como evitar os incêndios
Não jogar pontas de cigarro acesas em locais cobertos por vegetação;
Evitar fazer fogueiras;
Não utilize lenha em excesso;
Não solte balões;
Não deixe no solo vidros e outros tipos de lixo;
Nunca faça chamas no interior de uma barraca de camping;
Leve sempre as refeições já preparadas;
Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados;
Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos;
Sempre consulte a secretaria estadual ou municipal do meio ambiente antes de fazer queimada;
Avisar de imediato, em caso de incêndio florestal, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Polícia Militar Ambiental.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir