Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Cidade pró-Kadhafi no deserto desafia novo governo líbio
Bani Walid fica 150 quilômetros a sudoeste de Trípoli. Negociações do fim de semana com anciões tribais não tiveram resultados.
Cidade pró-Kadhafi no deserto desafia novo governo líbio
Foto: g1.globo.com

Forças líbias aguardam nesta segunda-feira (5) ordens para invadir uma cidade no deserto que está dominada por combatentes leais ao ditador Muammar Kadhafi, depois do fracasso nas negociações para sua rendição.

Soldados leais ao ex-governante resistem em Bani Walid, que fica 150 quilômetros a sudoeste de Trípoli, e também na litorânea Sirte, terra natal de Kadhafi, e num trecho de território que se estende deserto adentro. "A porta ainda está aberta para negociações. Nossa oferta continua de pé", disse Mohammed al Fassi, comandante das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) nos arredores de Bani Walid.

"A oferta é para que pessoas que cometeram crimes em nome de Kadhafi sejam postas em prisão domiciliar até que um novo governo seja formado. Algumas delas aceitaram isso, mas outras disseram que não". Questionado sobre a possibilidade de tomar Bani Walid à força, Fassi disse: "Não há outra opção"."

As intensas negociações do fim de semana com anciões tribais da cidade não trouxeram resultados, e aparentemente foram abandonadas.

"Como negociador chefe, não tenho nada a oferecer agora. Da minha parte, as negociações estão encerradas", disse Abdallah Kanshil num posto de controle a cerca de 60 quilômetros da cidade. "Conclamo o pessoal de Kadhafi a deixar a cidade em paz."

Ahmed Bani, porta-voz militar do CNT em Benghazi (leste), disse que as negociações com anciões e tribos prosseguem, mas acrescentou: "Está chegando a hora em que o diálogo vai se esgotar e iremos impor nossa vontade e liberar a cidade de Sirte."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir