Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Alemães começam a votar em eleições que serão teste para Merkel
Pleito ocorre na região nordeste da Alemanha. 1,4 milhão de eleitores foram convocados às urnas.
Alemães começam a votar em eleições que serão teste para Merkel
Foto: g1

Os eleitores do nordeste da Alemanha começaram a votar neste domingo (4) em eleições regionais que constituem um teste para os conservadores, liderados pela chanceler Angela Merkel.

Cerca de 1,4 milhão de eleitores de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental foram convocados às urnas para renovar o parlamento regional do feudo da chefe de governo, Angela Merkel, que governa em aliança com os social-democratas.

Os conservadores esperam acabar com uma série de derrotas nestas eleições regionais. Junto a de Berlim, que ocorre em duas semanas, estas eleições encerram um "super ano eleitoral", durante o qual 7 dos 16 estados federados alemães terão renovado seus parlamentos.

Foi um ano de problemas para os democratas-cristãos (CDU) de Merkel, que perderam Hamburgo, segunda maior cidade do país, e Baden-Wurtemberg, uma região que controlavam há meio século.

As pesquisas atribuem ao CDU 28% das intenções de voto, um nível similar ao que conquistou em 2006.

Os social-democratas (SPD), aliados ao governo local, mas opositores em nível federal, podem conseguir 35% dos votos, contra os 30% de 2006.

O que está em jogo é mais simbólico do que real: Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental "é um "land" marginal", mas uma derrota "demonstraria que Merkel não exerce grande influência nem mesmo em sua região de origem", disse Nils Diederich, cientista político da Universidade de Berlim, em declarações à AFP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir