Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Nova ação militar síria mata civil em território turco
Intenção é impedir fuga de civis pela repressão a protestos pró-democracia. Foi a 1ª operação em grande escala na região da fronteira desde junho.
Nova ação militar síria mata civil em território turco
Foto: www.g1.com

Forças sírias mataram pelo menos um civil nesta segunda-feira (5) em novas incursões em aldeias próximas à Turquia, com a intenção de impedir que civis cruzem a fronteira fugindo da repressão aos protestos pró-democracia, segundo moradores e ativistas.

O ferreiro Adelsalam Hassoun, 24, foi morto por franco-atiradores do Exército quando havia acabado de cruzar a fronteira turca, vindo do povoado de Ain al Baida, no lado sírio, segundo relato feito por telefone por um primo dele.

" Abdelsalam foi atingido na cabeça. Ele estava entre um grupo de familiares e outros refugiados que saíram correndo através do planalto até a Turquia quando seis veículos blindados de transporte de pessoal estacionaram ao lado de Ain al Baida e começaram a disparar suas metralhadoras aleatoriamente contra a aldeia, hoje de manhã"
, contou Mohammad Hassoun.

Foi a primeira operação militar em grande escala na região da fronteira desde junho, quando milhares de famílias sírias fugiram das suas casas na região por causa da repressão aos protestos contra o presidente Bashar al Assad, no poder há 11 anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir