Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Termina sem acordo audiência entre operários do Maracanã e consórcio
Segundo Sindicato, funcionários reivindicam melhores condições de trabalho. Consórcio informou que cumpriu todos os pontos do acordo.
Termina sem acordo audiência entre operários do Maracanã e consórcio
Foto: www.g1.com

Terminou sem acordo a audiência no Tribunal Regional do Trabalho do Rio entre representantes dos operários das obras do Maracanã, na Zona Norte do Rio, e o Consórcio Maracanã Rio 2014, nesta segunda-feira (5). O sindicato decidiu nesta manhã continuar em greve.

"O Consórcio não apresentou nenhum acordo e por esse motivo decidimos permanecer com a greve. Agora ambas as partes têm cinco dias para mostrar um nova proposta e aí sim, uma nova audiência será marcada para tentarmos resolver esta situação", explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp), Nilson Duarte.

De acordo com Nilson, o grupo está insatisfeito com a falta de médicos e com a alimentação no turno da madrugada, além do não lançamento das horas extras no contra-cheque. Ele também acrescentou que na terça-feira (6) haverá uma assembleia no Portão 13 do estádio para repassar aos trabalhadores o que ocorreu durante a audiência.

Procurada pelo G1, a assessoria do Consórcio Maracanã Rio 2014 informou, através de nota, que cumpriu todos os pontos do acordo firmado em 21 de agosto e disse também que será julgado o pedido do consórcio para que seja declarada abusiva a greve dos trabalhadores. Leia a nota na íntegra.

"Em audiência no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho na tarde desta segunda-feira, ficou decidido que será julgado o pedido do Consórcio Maracanã Rio 2014 para que seja declarada abusiva a greve dos trabalhadores que atuam na obra do estádio. O consórcio esclarece que cumpriu todos os pontos do acordo firmado em 21 de agosto, entre eles o aumento, a partir de 1º de setembro, do valor da cesta básica de R$ 110 para R$ 160, o que é um incentivo à frequência ao trabalho, pago com base no mês trabalhado; plano de saúde individual para os trabalhadores (titulares), também a partir de 1º de setembro; e abono dos dias parados (17, 18 e 19 de agosto), sem desconto nos benefícios dos trabalhadores, o que foi integralmente pago no último dia 31 de agosto.

Apesar disso, uma nova paralisação foi iniciada na manhã do dia 1º, portanto, antes mesmo de os trabalhadores confirmarem o cumprimento dos itens acordados. O Consórcio Maracanã Rio 2014 também solicitou, na audiência, que o acordo do dia 21 de agosto e homologado pelo TRT seja anulado, já que foi ignorado e descumprido pelos trabalhadores".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir