Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Presidenta brasileira destaca programas sanitários
Brasília, 5 set (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que seu governo amplia a distribuição gratuita de medicamentos e a formação de médicos com o objetivo de brindar saúde de qualidade a todos os brasileiros.
Presidenta brasileira destaca programas sanitários
Foto: www.prensa-latina.cu

Brasília, 5 set (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que seu governo amplia a distribuição gratuita de medicamentos e a formação de médicos com o objetivo de brindar saúde de qualidade a todos os brasileiros.

Em sete meses o programa Saúde não tem preço (distribuição gratuita de medicamentos para diabéticos e hipertensos) já atendeu cinco milhões 400 mil pessoas em 20 mil farmácias, informou Rousseff em seu habitual programa radiofônico das segundas-feiras Café com a presidenta.

Recordou que em janeiro 850 mil brasileiros compravam esses remédios com um desconto oficial, e acrescentou que em fevereiro começou o plano Saúde não tem preço e a partir daí um número maior de pessoas teve acesso a esses medicamentos de maneira gratuita, no ponto que em agosto passado somaram dois milhões 680 mil.

Para Rousseff, "são pessoas que não precisam mais gastar seu dinheiro para tratar sua doença. Isso significa que estamos atingido nosso objetivo: levar saúde a todos os brasileiros".

E para que esse benefício atinja aos mais pobres, a mandatária adiantou que pediu ao Ministério de Saúde ampliar o número de farmácias que distribuem esses remédios contra a pressão e a diabetes nas cidades mais pobres do país e referiu que já há presença no 70 por cento desses territórios.

A presidenta assegurou ademais que seu governo vai enfrentar um grave problema de saúde pública do Brasil: a falta de médicos e sua má distribuição pelo território nacional. Nesse sentido, indicou que estão incentivando aos médicos recém-formados a prestar serviços em postos e centros de saúde pública.

Explicou que aqueles que aceitem trabalhar nos lugares carentes de profissionais terão redução da dívida contraída para financiar seus estudos e anunciou que já cinco mil dos 24 mil estudantes de medicina ou médicos recém graduados expressaram sua disposição a acolher a esses benefícios.

Assim, afirmou que os médicos jovens precisam conhecer as necessidades reais da população brasileira e por isso solicitou aos ministérios de Saúde e de Educação a elaboração de um plano sobre a qualidade do ensino da medicina.

Apontou que incrementarão em quatro mil 500 a quantidade de médicos formados anualmente e continuará incrementando a formação desses profissionais em lugares do interior do país.

"Vamos garantir uma atenção humana e de qualidade e isso é um compromisso perseguido todos os dias", afirmou Rousseff.

lac/ale/bj

Fonte: www.prensa-latina.cu
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir