Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-09-2011

Polícia da Alemanha detém dois suspeitos de planejar atentado
Após meses monitorando jovens, operação policial faz busca em apartamentos e centro islâmico na capital alemã, Berlim
Polícia da Alemanha detém dois suspeitos de planejar atentado
Foto: /ultimosegundo.ig.com.br

A polícia alemã deteve nesta quinta-feira dois homens suspeitos de terem obtido material para fazer um atentado a bomba. Uma operação policial fez buscas nod apartamentos onde os dois homens moravam e em um centro islâmico que frequentavam em Berlim, capital da Alemanha.

Os suspeitos - um libanês alemão de 24 anos e um palestino da Faixa de Gaza de 28 anos - teriam comprado produtos químicos para fabricar um artefato explosivo.

"Estamos investigando se eles preparavam um grave ato de violência", afirmou o porta-voz da polícia alemã, Thomas Neuendorf, acrescentando que as investigações estavam sendo conduzidas havia dois meses.
A operação policial é realizada apenas três dias antes do décimo aniversário dos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos, e duas semanas antes da visita do papa Bento 16 à Alemanha.

O centro islâmico que foi alvo de buscas está localizado no bairro Wedding, que abriga grande número de imigrantes. Nesta quinta-feira, pelo menos dez viaturas da polícia cercavam o prédio.

Ao jornal alemão Bild, o procurador de Berlim, Ralph Knispel, disse que duas empresas de químicos alertaram as autoridades separadamente que indivíduos tinham encomendado uma grande quantidade do material. A partir das denúncias, a polícia começou a vigiar os dois homens.

Autoridades alemãs afirmam ter impedido pelo menos seis ataques terroristas desde o 11 de Setembro de 2001, que deixou quase 3 mil mortos nos EUA.

Com Reuters e AP

Fonte: /ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir