Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2011

No aniversário de Vitória, prefeito analisa desafios e avalia mandato
João Coser falou sobre metrô de superfície, obras e a vaia no desfile cívico. Obras da Camburi devem ficar prontas em 2012
No aniversário de Vitória, prefeito analisa desafios e avalia mandato
Foto: www.g1.com

O prefeito de Vitória João Coser analisou os desafios para os próximos anos e classificou como positivo o seu segundo mandato à frente da prefeitura, apesar dos efeitos causados por uma crise econômica, em entrevista ao jornal Bom Dia ES na manhã desta quinta-feira (8). Sobre o metrô de superfície, principal promessa de campanha eleitoral, Coser admitiu que não tem chances de ser iniciado enquanto ele for prefeito.

Segundo ele, cerca de R$ 100 milhões, anunciados em investimentos para o segundo semestre de 2011, já estão sendo aplicados. Entre as obras em andamento, o prefeito citou serviços de drenagem em três pontos de Jardim Camburi, conhecidos pelos constantes alagamentos, a extensão de uma galeria na avenida Leitão da Silva, até o bairro Tabuazeiro, escolas, construção de duas praças, uma em Jardim Camburi e outra em Itararé, além de dois postos de saúde e a entrega do Tancredão, previsto para ser inaugurado no dia 05 de novembro.

Sobre a reconstrução da Orla de Camburi, no trecho final da praia, as obras só devem ser concluídas no ano que vem, assim como a entrega dos cinco quiosques, os outros dois serão inaugurados ainda neste ano, como prometeu o prefeito. O projeto Pista de Lazer, que acontece aos domingos, na Dante Micheline, deve se tornar definitivo. "Se depender de mim o projeto vai durar para o resto da vida e a população vai poder utilizar a via para se divertir aos domingos e nos dias de feriado nacional", disse.

Questionado sobre a greve dos professores e a promessa de uma negociação que não aconteceu, Coser disse que a administração não tem condições de bancar um aumento salarial para a categoria, pelo menos neste momento. O município enfrentou 50 dias de greve dos professores no início deste ano. O prefeito culpou a crise enfrentada pela administração e o inchaço na folha de pessoal como motivos da falta de verba. "Passamos por momentos de dificuldades e, apesar da boa arrecadação do município temos que ter cautela na hora de gastar. Esta semana fomos notificados pelo Tribunal de contas sobre sobre gatos com pessoal, que chegam a quase 50% do orçamento municipal", declarou.

Coser se manteve bem cauteloso e tratou com naturalidade o fato de ter sido vaiado, junto com o governador Renato Casagrande, durante o desfile de 7 de setembro. Para ele, as vaias fazem parte do processo democrático. "No início, o governador foi bastante aplaudido e fomos muito bem recebidos pela população. Agora, o momento de protesto é bastante natural em um ato democrático, é justo que as pessoas de expressem. Infelizmente tiveram pessoas contra".

2012
Para o ano que vem, Coser anunciou a reforma do Parque Moscoso, no Centro de Vitória, em comemoração aos seus 100 anos de fundação, de acordo com ele o projeto já está pronto, além da construção de seis escolas municipais, a reforma da Fábrica 747, e a recuperação de toda o asfalto da cidade, depois da conclusão dos serviços de esgotamento sanitário quem estão sendo feitos. "A nossa prioridade de obras é educação, saúde e as obras votadas pelas comunidades no Orçamento Participativo", frisou.

Metrô e avaliação de mandato
Coser disse está satisfeito com o seu segundo mandato e afirmou ter colocado em prática os planos que tinha para a administração da cidade. "Estou feliz da vida e agradecido a Deus e ao povo de Vitória , na nossa cidade tudo é muito fácil de fazer e acontecer, temos desafios naturais de uma grande cidade, mas comparado aos outros estados, somo um belo exemplo na área da saúde e atenção básica, sem falar na educação".

Polêmico, o metrô de superfície, vai continuar sendo apenas uma vontade do prefeito. "Continuo achando que esse seria o projeto ideal para Vitória, mas nós estamos ajudando o Governador a instalar o BRT, um projeto alternativo, que consiste no transporte com ônibus em um corredor exclusivo só que sem trilhos. Esse vai ser o único compromisso meu que realmente não vou poder fazer".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir