Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2011

Nível de rios começa a baixar em parte de SC, diz Defesa Civil
Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chega a 7 metros e deixa cota de alerta. Situação é crítica em Rio do Sul e Rio do Oeste, onde ruas estão inundadas.
Nível de rios começa a baixar em parte de SC, diz Defesa Civil
Foto: www.g1.com

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o nível de alguns rios do estado começou a baixar neste fim de semana, em especial o Rio Itajaí-Açu na região de Blumenau, que invadiu a cidade na última sexta-feira (9), chegando a atingir 12,4 metros acima do normal. Nesta segunda-feira (12), o rio já atinge a marca de 7,81 metros na cidade, deixando a cota de alerta (quando não há mais risco de inundações).

Segundo a Defesa Civil, algumas famílias começaram a retornar para suas casas em cidades onde a água começou a baixar. Até esta segunda-feira, 36 cidades já haviam decretado situação de emergência e outras 9 estão em situação de calamidade pública. Mais de 935 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes em 91 municípios. Houve três mortes confirmadas e outras três pessoas ficaram feridas.

Pelo menos 159,5 mil pessoas continuam desalojadas no estado e outras 15 mil estão desabrigadas. Mais de 28 mil residências foram danificadas ou destruídas e 28 cidades continuam sem comunicação.

A situação permanece crítica em Rio do Sul e Rio do Oeste, onde moradores continuam fora de casa e as ruas completamente alagadas. Em Rio do Sul, o cenário é de destruição e as águas do rio continuam 10,37 metros acima do normal. A cidade continua isolada, diz a Defesa Civil.

Desde a quinta-feira (8), quando a água começou a invadir as casas devagar, quase 70% da cidade está debaixo d’água. Os alagamentos chegaram a cobrir 90%. A cidade subiu o morro, contam os moradores.

"Ninguém entra, ninguém sai"
A Defesa Civil falava em um nível de 12 metros do rio em Rio do Sul.

"Minha casa está com dois metros de água para cima do telhado. Perdi todas as minhas roupas, minhas coisa, tudo. Acho que a cidade toda. Muita gente, só com a roupa do corpo. Ninguém imaginou que ia subir tanto. Todo mundo colocou as coisas no segundo andar e saiu", conta Maria Lucia Andre que, na entrada alagada da cidade, aguardava para tentar pegar comida com o irmão do outro lado.

Sem ter como passar, a moradora chora. Até que aparece um caminhão para levar um grupo.

"Ninguém entra, ninguém sai", completa o marido de Maria, Audimar Schlatter, 60. Segundo ele, que nasceu na cidade, a cheia só não foi pior do que a de 1983. "Em 2008 não foi assim. É desesperador."

De fato, a régua oficial de medição da prefeitura mostrava que, apenas em 1983, quando enchentes devastaram diversas cidades de Santa Catarina, o nível do Itajaí-Açu subiu tanto.

A marca da lama na parede, ainda molhada do alagamento, superou a de 1984, a última grande enchente ocorrida no município na história registrada.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir