Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2011

Para ministro da Justiça, integração é essencial para segurança na Copa
José Eduardo Cardozo esteve em evento sobre segurança em SP. Para ele, entraves políticos devem ser superados nas esferas do poder.
Para ministro da Justiça, integração é essencial para segurança na Copa
Foto: www.g1.com

A integração entre todas as esferas do poder público – municipal, estadual e federal – é essencial para a manutenção da segurança durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, afirmou na manhã desta segunda-feira (12) em São Paulo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ministro participou de um congresso sobre segurança em grandes eventos realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele disse que questões partidárias devem ser deixadas de lado para que brasileiros e turistas possam participar do mundial sem correrem grandes riscos.

"Não se faz segurança pública sem integração, e nós temos problemas nessa área. Precisamos buscar pontos de convergência, pouco importa se governador e prefeitos não são aliados políticos do governo federal", afirmou Cardozo. "Nós precisamos integrar os entes da federação, integral internacionalmente, nós temos uma fronteira imensa com vários países."

A missão de superar os entraves federativos e coordenar a segurança não só na Copa, mas também nas Olímpíadas de 2016 no Rio de Janeiro está a cargo da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

Durante o seminário, que contará com diversos paineis sobre segurança voltados para tecnologia, legislação e gestão, por exemplo, será criada uma agenda estratégica sobre segurança. Essa agenda será encaminhada par o Ministério da Justiça. "Essa agenda é muito bem vinda. Em segurança pública, quem diz que sabe tudo mente ou está absolutamente enganado", afirmou Cardozo.

O ministro, entretanto, ressaltou que muito pode ser feito até a Copa, mas que não se pode imaginar que os problemas serão totalmente resolvidos. "Em três anos dá para se fazer muita coisa. Dá para preparamos uma excelente segurança e deixarmos um legado de segurança pública para o país. Se alguém imaginar que algum país conseguiu conseguir resolver problema de segurança pública no mundo, está imaginando errado."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir