Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-09-2011

Atum do Brasil deve demitir menos
A expectativa era de que 120 funcionários fossem dispensados, mas, a movimentação de lideranças políticas de Itapemirim e Marataízes pode contribuir para que este número seja diminuído.
Atum do Brasil deve demitir menos
Foto: Reprodução

Deve cair o número de demissões que a Atum do Brasil, sediada em Itapemirim, fará nas próximas semanas. A expectativa era de que 120 funcionários fossem dispensados, mas, a movimentação de lideranças políticas de Itapemirim e Marataízes pode contribuir para que este número seja diminuído.

A empresa, maior do ramo de pescados do Espírito Santo e uma das 10 maiores do Brasil, está em crise. Com a baixa do dólar, viu seu faturamento cair para R$ 3 milhões, o que representa apenas um décimo do que já foi. Exportando diariamente para os Estados Unidos, Reino Unido, Japão, entre outros. Mas, de acordo com o presidente da Atum do Brasil, Mauro Lúcio Peçanha de Almeida, há esperança de que boa parte dos empregos seja mantida. Segundo ele, a desvalorização da moeda americana, a crise econômica nos Estados Unidos e Europa e a falta de políticas de incentivo à pesca contribuem para as dificuldades.

Embora o governo do Estado tenha anunciado a isenção do ICMS sobre o pescado – a carga tributária vigente era de 7% nas operações internas e de 3,6% nas operações interestaduais para o setor –, o impacto não é suficiente para resolver os problemas da Atum do Brasil.

"A redução do ICMS sobre o pescado ajuda, mas como nosso foco comercial é maior em exportação que no mercado interno, isso pouco influenciará. As prefeituras de Marataízes e Itapemirim já se colocaram à disposição para tentar nos ajudar. O deputado estadual Ferraço também prometeu intervir. Ainda é cedo para divulgarmos o quanto essas ações vão diminuir o número de demissões, mas estamos buscando maneiras para não precisar demitir", disse Mauro Lúcio.

Repercussões

Além da demissão do número elevado do efetivo, a estimativa é de que 2 mil pessoas, entre fornecedores e distribuidores, sejam diretamente afetados. Hoje, somente no município de Itapemirim, cerca de 3 mil pessoas vivem da pesca.

Matéria de Jackson Soares - http://www.jornalfato.com.br - Confira neste link.

    Fonte: http://www.jornalfato.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir