Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Talebans provocam várias explosões
Embaixada dos EUA e sede da Otan são dois dos alvos de ataque que ainda acontece no centro da capital do Afeganistão
Talebans provocam várias explosões
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A sede da Otan e a Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, capital do Afeganistão, foram alvos de ataques do Taleban nesta terça-feira. Um tiroteio ainda acontece na região conhecida como Wazir Akbar Kha, localizada na área central da cidade e que abriga várias embaixadas e prédios do governo.

Segundo a polícia, pelo menos cinco insurgentes coordenam a operação a partir de um prédio em construção a cerca de 300 metros da embaixada americana, de onde teriam atirado foguetes. Soldados americanos estão no telhado da embaixada respondendo aos ataques e helicópteros militares sobrevoam a área.

A porta-voz da embaixada americana, Kerri Hannan, afirmou que nenhum funcionário ficou ferido no ataque. Segundo ela, quando tiros e explosões começaram a ser ouvidas toda a equipe diplomática recebeu ordens para se proteger.

Os detalhes do ataque ainda não estão claros. Testemunhas disseram que pelo menos quatro suicidas deram início ao atentado, e um deles teria detonado um colete de explosivos dentro de um táxi.

Um afegão que passava pelo local disse ter ouvido pelo menos cinco explosões próximas ao prédio da embaixada americana. Um foguete também atingiu um veículo escolar, mas aparentemente o veículo estava vazio no momento do impacto. Há relatos de que os ataques deixaram pelo menos quatro feridos, entre eles um cinegrafista da emissora Press TV.

As autoridades afegãs fecharam as ruas do distrito diplomático e pediram que moradores fiquem longe das janelas. A região abriga vários prédios do governo afegão, inclusive ministérios e o palácio presidencial.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, condenou a violência em Cabul. "Temos confiança na capacidade das autoridades afegãs de lidar com essa situação", disse.

Trata-se do segundo grande ataque realizado pelo Taleban em Cabul em menos de um mês. Em agosto, homens-bomba atingiram a sede do Conselho Britânico, deixando nove mortos.

Com AP, BBC e Reuters

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir