Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Homem morre após explosão na França
Quatro pessoas saíram feridas, uma delas em estado grave, no incidente, cuja causa ainda não foi apontada
Homem morre após explosão na França
Foto: diariodonordeste.globo.com

Paris. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, ontem, após uma explosão ocorrida em uma central nuclear no sul da França, perto de Nimes. Segundo autoridades, não houve vazamento de radiação e não há situação de emergência. A Autoridade de Segurança Nuclear (ASN), através de comunicado oficial, deu por "terminado" o acidente - ocorrido no centro de tratamento de resíduos de baixa atividade (Centraco).

Também foi divulgado que o incidente "não representa problema radiológico, nem há necessidade de uma ação de proteção da população".

Os quatro feridos, um deles em estado grave, "não estão contaminados e as medições realizadas na parte externa do edifício pela empresa e pelos bombeiros especializados não mostraram nenhuma contaminação", ressaltou o comunicado da ASN.

O órgão indicou ainda que deverá realizar avaliações em relação à inspeção do trabalho, como forma de analisar as causas do acidente.

Usinas

Após reunião finalizada na madrugada de ontem, a coalizão do governo alemão anunciou um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022. O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Rottgen.

O ministro do Meio Ambiente alemão disse que os sete reatores mais antigos do país, que já estavam parados por uma moratória determinada pelo governo, além da Usina Nuclear Kruemmel, não serão reativados. Outros seis reatores devem ser desligados até 2021 e os três mais novos devem ser desativados em 2022.

Já no Irã, a primeira usina nuclear do país começou ontem a operar, após anos de atrasos. O anúncio foi feito pela a televisão estatal iraniana. Funcionários iranianos e russos compareceram às celebrações para o lançamento oficial da usina de Bushehr - no sul iraniano -, que possui capacidade para gerar mil megawatts.

O lançamento da usina foi atrasado por anos. Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de usar seu programa nuclear civil como maneira de encobrir a busca por armas nucleares. O Irã, por sua vez, nega as acusações, afirmando ter apenas fins pacíficos.

Fonte: diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir