Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Surto de miningite preocupa moradores e turistas
Três funcionários de um complexo hoteleiro morreram; quatro estão internados
Surto de miningite preocupa moradores e turistas
Foto: www.midianews.com.br

É grave o estado de saúde de um dos funcionários do complexo de Sauípe, na Bahia. Depois de confirmado o surto de meningite tipo C, quase duas mil pessoas, entre empregados do hotel e parentes deles, foram vacinados.

Quatro homens com meningite meningocócica tipo C, uma forma agressiva da doença, continuam internados em um hospital de Salvador, um deles em estado grave. Todos são funcionários do complexo hoteleiro de Sauípe, a 70 quilômetros da capital. Eles trabalham na cozinha e na arrumação dos quartos.

Outros três empregados dos hotéis morreram vítimas da doença, entre eles Josenilton de Jesus, de 26 anos. Na última quinta-feira (8) ele chegou em casa se queixando de febre e dor de cabeça.

"Quando eu acordei, ele estava sem reação, todo mole, com os olhos grandes e abertos. Ele não expressava sentimento. Tanto que perguntamos a ele onde estava doendo, e ele bem devagar colocou a mão na cabeça", contou Darlan Figueiredo, amigo da vítima.

Ao todo, 1,8 mil funcionários do complexo e os parentes deles receberam medicamentos à base de antibióticos como forma de prevenção. A meningite é contraída por meio do contato com o doente, pelas vias respiratórias. Segundo os médicos, uma simples conversa a menos de um metro de distância pode ser suficiente para o contágio.

"A qualquer sintoma de febre, cefaleia, náuseas, vômitos, dores musculares ou manchas escuras na pele, a pessoa deve procurar a assistência médica imediata", alertou o infectologista Vladimir Neco.

Os casos de meningite em Sauípe foram confirmados no fim de semana, quando o complexo recebeu milhares de pessoas em uma festa fechada com atrações da axé music. Para a Secretaria de Saúde da Bahia, não havia necessidade de suspender o evento.

"Tinha um caso isolado e o bloqueio desse caso foi feito. Os demais casos ocorreram já da sexta para o sábado. Não havia qualquer indicação técnica para a suspensão do evento", afirmou o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

Mesmo já tendo sido medicados, alguns funcionários estão com medo de voltar ao trabalho. "Nós temos de voltar porque temos compromisso com a empresa, mas é muito assustador", comentou um jovem.

Muitos turistas estão assustados. São pessoas que participaram do evento e dizem que não foram avisados do surto de meningite. Os especialistas dizem que não há necessidade de pânico, mesmo com a confirmação de surto. A repórter Andréa Silva conversou com o médico infectologista Antônio Bandeira.

"O grande risco é para pessoas que moram juntas ou compartilham dormitórios, para crianças em escolas e creches e para pessoas que beijam outras pessoas. O indivíduo que está circulando em Sauípe tem o mesmo risco que a pessoa em Salvador, por exemplo. Só é necessária a medicação para pessoas nas situações de risco", afirmou Antônio Bandeira



Fonte: www.midianews.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir