Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-09-2011

Na Líbia, diplomata dos EUA descarta usar tropas contra KadhafiNa Líbia, diplomata dos EUA descarta usar tropas contra Kadhafi
Subsecretário para Oriente Médio visitou Trípoli e encontrou rebeldes. Ele se disse "tranquilizado" por declarações das novas autoridades do país.
Na Líbia, diplomata dos EUA descarta usar tropas contra KadhafiNa Líbia, diplomata dos EUA descarta usar tropas contra Kadhafi
Foto: www.g1.com

O subsecretário de Estado americano para o Oriente Médio, Jeffrey Feltman, chegou a Trípoli e se reuniu nesta quarta-feira com o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdel Jalil.

Feltman afirmou que o governo dos Estados Unidos respeita a soberania da Líbia, em uma entrevista coletiva, após um encontro com as novas autoridades do país.

Também expressou o desejo de Washington desenvolver as relações com Trípoli com base no "respeito mútuo e nos interesses comuns".

Feltman disse ainda que foi tranquilizado pelas declarações das novas autoridades líbias de que respeitarão os direitos humanos e as "aspirações democráticas do povo líbio".

Feltman é a principal autoridade americana a visitar Trípoli desde a tomada da capital líbia pelos combatentes anti-Kadhafi em 23 de agosto.

O diplomata também mencionou a preocupação com os combates ainda em curso perto dos redutos pró-Kadhafi, mas disse que tropas americanas não serão enviadas para ajudar os líbios a dissipar os vestígios do antigo regime.

A número dois da embaixada americana na Líbia, Joan Polaschik, retornou a Trípoli em 10 de setembro, ao lado de uma equipe de diplomatas, para os primeiros contatos oficiais.

A embaixada retomará as atividades com a presença do embaixador Gene Cretz nos próximos dias, segundo o Departamento de Estado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir