Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2011

David Cameron e Sarkozy vão à Líbia para discutir assistência ao CNT
David Cameron, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegaram ao país para discutir que tipos de ajuda oferecer ao CNT
David Cameron e Sarkozy vão à Líbia para discutir assistência ao CNT
Foto: www.sidneyrezende.com

Após meses de luta entre rebeldes líbios e forças pertencentes ao governo do ditador Muammar Gadafi, o Conselho Nacional de Transição (CNT), que já controla praticamente toda a Líbia, recebe cada vez mais apoio dos outros países e reconhecimento de órgãos importantes, tais como do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. Nesta quinta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegaram ao país para discutir que tipos de ajuda oferecer ao CNT.

Segundo um porta-voz britânico, Cameron pretende descongelar US$ 790 milhões em bens líbios, enviar reforço militar e abrir leitos em hospitais britânicos para atender feridos em estado grave na Líbia, segundo a "BBC".

O ministro das Finanças da França, François Baroin, afirmou que a visita nada tem a ver com o fechamento de acordos econômicos. Ele disse apenas que "é um momento histórico ir à Líbia".

Cameron e Sarkozy vão se reunir com o presidente do CNT, Mustafah Abdel Yalil, e com o primeiro-ministro Mahmud Jibril. Eles também comparecerão à Benghasi, berço da revolução.

O descongelamento de bens no exterior é uma questão polêmica, pois ainda não se sabe exatamente quem vai administrar esses fundos.

O Conselho de Segurança vota uma resolução para dar uma resposta aos pedidos do CNT.






Fonte: www.sidneyrezende.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir