Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-09-2011

Bolsas europeias acentuam ganhos
O BCE anunciou que vai disponibilizar empréstimos em dólares aos bancos da Zona Euro, numa operação coordenada com os principais bancos centrais do mudo. A maioria das principais praças europeias subiram hoje mais de 3%, numa reacção clara a este anúncio.
Bolsas europeias acentuam ganhos
Foto: www.jornaldenegocios.pt

O Stoxx 600 subiu 2,02% para 228,69 pontos, numa valorização que acabou por ser tímida face aos principais índices europeus. O IBEX espanhol, o CAC francês, o DAX alemão, O MIBTEL italiano e PSI-20 português fecharam a subir mais de 3%.

A excepção entre os índices foi o grego, que terminou o dia a cair 0,82% para 356,73 pontos. Durante grande parte da sessão, as bolsas europeias subiram influenciadas pela posição de confiança em relação à Grécia firmada pela Alemanha e França.

Mas as bolsas acentuaram a tendência de ganhos depois do Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai emprestar dinheiro em dólares aos bancos da Zona Euro através de três empréstimos distintos, com uma maturidade de aproximadamente três meses, de modo a garantir que as entidades financeiras dispõem de suficiente moeda norte-americana até ao final do ano.

A autoridade monetária presidida por Jean-Claude Trichet anunciou que, em coordenação com a Reserva Federal, o Banco de Inglaterra, o Banco do Japão e o banco central da Suíça, irá realizar três operações de cedência de liquidez em dólares.

Este anúncio trouxe confiança aos investidores, numa altura em que a crise de dívida soberana se tem intensificado e penalizado fortemente as bolsas europeias, com a banca a destacar-se.

Hoje, a recuperação também foi mais acentuada entre o sector financeiro.

O BBVA subiu hoje mais de 5% para 5,85 euros, assim como o Banco Santander, que fechou nos 5,92 euros.

O BNP Paribas subiu hoje mais de 13% para 30,50 euros e o Deutsche Bank avançou quase 6% para 24,89 euros. O ING também cresceu mais de 6,5% para 5,095 euros.

A contrariar esta tendência de ganhos entre o sector financeiro esteve o UBS, que perdeu quase 11% para 9,75 euros no dia em que se soube de uma fraude de dois mil milhões de dólares numa operação feita por um operação, sem autorização. Esta transacção poderá levar o UBS a anunciar prejuízos no terceiro trimestre.


Fonte: www.jornaldenegocios.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir