Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2011

Dilma diz ter "muito orgulho" de ser 1ª mulher a abrir assembleia da ONU
Presidente está em Nova York nesta semana e discursa na quarta (21). Ela falou sobre o assunto no programa de rádio "Café com a Presidenta".
Dilma diz ter
Foto: www.g1.com

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (19), durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", que tem "muito orgulho" em ser a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece nesta semana em Nova York.

Dilma chegou aos Estados Unidos para o evento na manhã de domingo (18) e o discurso de abertura será feito na quarta-feira (21).

"Eu tenho muito orgulho de ser a primeira mulher, uma mulher brasileira, a abrir a Assembleia Geral da ONU. Vou falar em nome do Brasil para chefes de Estado de 193 países", disse a presidente Dilma. O Brasil tradicionalmente inaugura a assembleia por ter sido o primeiro país a aderir ao organismo internacional, em 1945.

A presidente Dilma também disse que, durante o evento, serão discutidos "temas importantes, como o papel da mulher no mundo, a transparência nas ações dos governos e o combate a doenças crônicas". "E ainda vamos falar sobre a crise econômica mundial. O Brasil tem muito a mostrar em cada um desses temas."

A agenda nos Estados Unidos inclui também uma série de reuniões sobre segurança nuclear, participação das mulheres na política e aquecimento global.

Estão previstas ainda reuniões bilaterais com o presidente dos EUA, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, do México, Felipe Calderón, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Dilma é retratada na capa da revista "Newsweek" que chega às bancas nesta semana. A reportagem, disponível na versão online, aborda a forma como a presidente conduz o governo, fala da repressão à corrupção federal e também mostra um pouco de sua vida pessoal, lembrando que ela divorciou-se duas vezes e, aos 63 anos, é avó.

A reportagem de capa da publicação americana tem com título "Don’t Mess With Dilma" (em tradução literal, "Não mexa com Dilma"). O artigo sobre Dilma é parte de uma série de textos sobre o protoganismo feminino destacado na edição da revista.

Educação e investimentos
No rádio, a presidente também falou sobre a construção de creches no país. Afirmou que será possível superar a meta estabelecida na campanha eleitoral, de construção de mais de 6 mil cresches.

"Nós vamos construir 6.427 creches e pré-escolas em todo o Brasil. Esse esforço para oferecer educação de qualidade para todas as crianças de 0 a 5 anos já começou e está sendo feito em parceria com as prefeituras. Esse ano já aprovamos a construção de 1.400 creches. (...) Isso quer dizer que até 2014 vamos construir e superar aquela meta que foi compromisso da minha campanha, de 6 mil creches", afirmou Dilma no programa de rádio.

Sâo Paulo
O "Café com a Presidenta" teve uma edição especial para São Paulo nesta segunda. Dilma afirmou, no programa, que o governo federal investirá R$ 3 bilhões em obras no estado de São Paulo. O montante será dividido em três obras: a construção de um estaleiro, em Araçatuba, melhorias na hidrovia Tietê-Paraná e a construção do trecho norte do Rodoanel.

Todas as obras serão feitas em parceria com o governo paulista. "São obras que vão fazer uma tremenda diferença nas vidas das pessoas e das empresas de São Paulo", disse Dilma.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir