Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2011

Partidários de Kadhafi anunciam prisão de 17 mercenários
Não foi possível confirmar a notícia dada pelo porta-voz de Kadhafi. Ex-ditador continua foragido.
Partidários de Kadhafi anunciam prisão de 17 mercenários
Foto: www.g1.com

Partidários do líder líbio deposto Muammar Kadhafi, que está foragido, disseram nesta segunda-feira (19) ter capturado 17 mercenários estrangeiros, alguns dos quais europeus, no que seria um forte revés para o novo governo da Líbia e para seus apoiadores estrangeiros.

Não foi possível confirmar a notícia dada por Moussa Ibrahim, porta-voz de Kadhafi, mas ela surge num momento em que as novas autoridades sofrem derrotas nos campos de batalha e na arena política.

Um mês após a deposição de Kadhafi, seus partidários resistem aos avanços das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) nos redutos do antigo regime, as cidades de Bani Walid e Sirte.

O CNT, ainda sediado em Benghazi (leste), desperta dúvidas quanto à sua capacidade de unificar um país fortemente dividido por critérios étnicos e locais. Durante a noite, a prometida tentativa de formar um governo provisório mais amplo fracassou.

Falando pela emissora síria de TV Arrai, que tem divulgado mensagens do antigo regime, Ibrahim afirmou que "um grupo foi capturado em Bani Walid consistindo de 17 mercenários - eles são técnicos e incluem consultores".

"A maioria deles é de franceses, um deles é de um país asiático que não foi identificado, dois (são) ingleses e um é catariano", acrescentou.

A chancelaria francesa afirmou desconhecer a informação. A chancelaria britânica disse ter tomado conhecimento da notícia, mas que não tinha como confirmá-la. O governo do Catar não se manifestou.

As tentativas do governo para capturar Bani Walid, 150 quilômetros a sudeste de Trípoli, se transformaram em um desastre, com as suas forças repetidamente avançando para a cidade, para então serem expulsas pelos partidários de Kadhafi.

Na segunda-feira, os intensos disparos feitos pelos combatentes pró-Kadhafi impediram os soldados do CNT de se aproximarem do portão norte da cidade.

No domingo, combatentes do CNT disseram que planejavam atacar com o apoio de tanques, canhões antiaéreos e lançadores de foguetes, mas em vez disso os soldados da infantaria se anteciparam, e foram rechaçados.

Alguns combatentes desobedecem ordens abertamente.

Forças do CNT e aviões da Otan também atacaram Sirte, cidade-natal de Kadhafi, no litoral. Combatentes dispararam foguetes a partir do acesso sul da cidade, e trocaram tiros com partidários de Kadhafi entrincheirados em um centro de convenções.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir