Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2011

Parada Gay deixa cerca de quatro toneladas de lixo em Brasília
Cerca de 80 funcionários trabalham na limpeza do Eixão e da Esplanada. 15 mil pessoas estiveram na parada, segundo Secretaria de Segurança.
Parada Gay deixa cerca de quatro toneladas de lixo em Brasília
Foto: www.g1.com

Os participantes da 14ª edição da Parada do Orgulho Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (LGBTS) deixaram cerca de quatro toneladas de lixo espalhados pelo Eixão Sul, Esplanada dos Ministérios e próximo ao Museu Nacional e Biblioteca Pública, segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 15 mil pessoas estiveram reunidas no evento, realizado na tarde deste domingo (18).

O diretor de operações do SLU, Delival Lemos, informou que o órgão não tinha conhecimento da organização do evento em Brasília. Cerca de 80 funcionários trabalham para limpar o Eixão Sul e a Esplanada dos Ministérios na manhã desta segunda-feira (19).

"Nada foi passado para o SLU. De todos os outros eventos que foram passados para o órgão, a gente programou a limpeza, como a do Nilson Nelson [festa de 1000 dias para Copa], mas nós não tivemos informação nenhuma de que aconteceria isso [a parada]", disse.

Lemos ainda explicou que direcionou funcionários para fazer a limpeza do Eixão do Lazer, como o costume de toda segunda-feira. No entanto, será necessário aumentar o efetivo para conseguir terminar o recolhimento do lixo das vias antes do fim desta manhã.

"Vamos pegar reforço de outros locais. A parte do gramado e na sarjeta tem bastante lixo. A previsão é terminar a limpeza por volta das 12h", afirmou o diretor de operações.

Parada
A concentração dos participantes começou por volta das 14h deste domingo (18) na altura da 112 Sul, no Eixão Sul. Por volta das 17h, o grupo iniciou uma marcha até a Rodoviária do Plano Piloto acompanhado de cinco trios elétricos. A previsão da organização era reunir cerca de 45 mil pessoas na parada.

O evento tinha como tema o combate ao bullying homofóbico e contava com o apoio do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir