Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-09-2011

Chefe do Conselho de Paz é morto em Cabul
Burhanuddin Rabbani foi presidente do governo que precedeu o Talibã. Presidente afegão cancelou viagem à ONU após saber do atentado.
Chefe do Conselho de Paz é morto em Cabul
Foto: g1

O ex-presidente afegão Burhanuddin Rabbani foi morto na rua de sua casa na capital do país, Cabul, nesta terça-feira (20), segundo a polícia.

Sua casa fica em uma região fortificada da cidade, e o ataque ocorreu uma semana após um cerco de 20 horas na estrada da região, conhecida como "zona verde".

Rabbani era chefe do Conselho de Paz do país, órgão criado pelo governo afegão para trabalhar para uma solução política nos conflitos internos com o Talibã, mas que fez pouco progresso desde que foi formado, há um ano.

"Rabbani foi martirizado", disse à agência Reuters Mohammed Zahir, chefe do departamento de investigação criminal da polícia de Cabul.

Ele não tinha mais detalhes. Hashmatullah Stanikzai, porta-voz do chefe de polícia de Cabul, disse que "provavelmente" se tratava de um ataque suicida.

Rabbani foi presidente do governo afegão que precedeu o regime doTalibã. Ele era o líder de um poderoso partido mujahideen durante a ocupação soviética do Afeganistão nos anos 1980 e atuou como presidente na década de 1990, quando as facções mujahedins travaram uma guerra pelo controle do país depois da retirada soviética.

Karzai
Ao saber da notícia, o presidente afegão, Hamid Karzai, cancelou sua viagem para participar da Assembleia Geral da ONU, informou seu porta-voz. Karzai, que lamentou a morte, tomou a decisão de voltar em pleno voo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir