Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-09-2011

Palestinos acreditam ter votos suficientes em conselho da ONU
O presidente francês, Nicolas Sarkozy (esq.), se encontra com presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Nova York
Palestinos acreditam ter votos suficientes em conselho da ONU
Foto: noticias.terra.com.br

O ministro palestino das Relações Exteriores expressou confiança nesta terça-feira de que sua delegação vai angariar o mínimo de nove votos necessários para obter o apoio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a um Estado palestino.

As resoluções do Conselho de Segurança precisam de nove votos no organismo formado por 15 nações para serem aprovadas, mas os Estados Unidos ¿ um dos cinco membros permanentes com direito a veto ¿ já disseram que vetarão a medida, o que impediria a sua aprovação.

Autoridades israelenses que se opõem à candidatura disseram que os palestinos terão dificuldades para garantir o número mínimo necessário. "Estamos trabalhando para isso (garantir os nove votos) e acho que conseguiremos", disse o ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Malki, a jornalistas depois de se reunir com o chanceler venezuelano.

Malki não considera a posição dos EUA imutável. "Esperamos que os Estados Unidos revisem sua posição e fiquem do lado da maioria das nações ou países que querem o apoio ao direito palestino de obter autodeterminação e independência", afirmou Malki.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, pretende apresentar na sexta-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, uma inscrição para que o Estado palestino se torne um membro pleno da ONU, o que será contestado por Israel e os EUA.

Israel, que pediu por novas negociações diretas com os palestinos, opõe-se à medida na ONU e diz que ela é destinada a deslegitimar Israel. Os palestinos afirmam que sua candidatura na ONU tem como objetivo abrir as portas para novas conversas de paz entre dois iguais - ambos Estados soberanos.

A última rodada de negociações diretas entre Israel e os palestinos fracassou há um ano depois que Israel se recusou a renovar uma moratória a novos assentamentos em áreas desejadas pelos palestinos para um futuro Estado.

O Brasil ocupa atualmente uma das vagas rotativas do Conselho de Segurança da ONU.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir