Categoria Música  Noticia Atualizada em 20-09-2011

Documentário Pearl Jam twenty será exibido hoje em duas sessões
Banda, que vem ao Brasil em novembro, lança trilha do filme, DVD e CD de Eddie Vedder
Documentário Pearl Jam twenty será exibido hoje em duas sessões
Foto: www.divirta-se.uai.com.br

Boa notícia para os fãs que ainda não compraram ingresso: o documentário Pearl Jam twenty, de Cameron Crowe, cuja apresentação única seria hoje às 21h30, terá sessão extra às 23h50 no cinema Paragem, em Belo Horizonte. Pelo menos 40 salas formam o circuito nacional de exibição do filme, que terá estreia simultânea mundial. A ação integra as comemorações dos 20 anos da banda norte-americana, o que inclui ainda dois lançamentos homônimos: um CD duplo (este mês) e DVD (dia 25 do mês que vem).

Com filmes como Jerry McGuire, Quase famosos e Vida de solteiro no currículo, Cameron Crowe assina a direção do documentário, com o qual conta a história do grupo e que teve pré-estreia no último dia 11 em Toronto, no Canadá. Ele conhece a banda desde o começo de sua carreira, quando dirigiu Vida de solteiro, de 1992, que retrata a cena grunge em Seattle, cidade norte-americana onde surgiu o famoso movimento musical (com Nirvana, Soundgarden, Mudhoney etc.) e o próprio Pearl Jam.

Além de imagens de shows, o documentário é recheado de imagens do início da carreira do Pearl Jam, incluindo cenas do grupo Mother Love Bone (e seu líder, Andrew Wood, morto em 1990), do qual fizeram parte dois atuais membros do PJ, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament. Estão lá antigas gravações em estúdio e entrevistas com membros e amigos, como Chris Cornell, vocalista do Soundgarden. Foi produzido a partir de 1,2 mil horas de filmes raros e inéditos e cerca de 24 horas de entrevistas recentes com a banda.

MILHÕES O documentário também aborda a suposta rivalidade entre o Pearl Jam e o Nirvana (alimentada até pelos fãs de ambos os lados) e contempla fatos delicados que marcaram a carreira do grupo, como a grande briga que comprou com a gigante Ticketmaster (anos 1990), empresa de venda de ingressos, e a tragédia no Roskilde Music Festival, na Dinamarca, em 2000, quando nove fãs morreram pisoteados durante uma apresentação.

Ao longo das quase duas horas do filme, o espectador percebe como o grupo rapidamente deixou de ser um fenômeno local para ganhar plateias no mundo todo. Estima-se que o famoso quinteto de Seattle, atualmente formado por Eddie Vedder (voz e guitarra), Mike McCready (guitarra), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo) e Matt Cameron (bateria), já tenha vendido mais de 30 milhões de álbuns nos Estados Unidos e aproximadamente 60 milhões pelo planeta.

Em sua segunda passagem pelo Brasil, o Pearl Jam tocará em novembro em São Paulo (dias 3 e 4, no Estádio do Morumbi), Rio de Janeiro (dia 6, na Praça da Apoteose), Curitiba (dia 9, no Estádio do Paraná Clube) e em Porto Alegre (dia 11, no Estádio do Zequinha). Em 2005, foram cinco apresentações no país, nas mesmas capitais.

Eles não param

Com previsão de chegar às lojas ainda esta semana, o CD Pearl Jam twenty é a trilha sonora do filme que será exibido hoje. Em formato duplo, é composto por 29 músicas, incluindo faixas ao vivo, sucessos, demos e outras raridades. Os registros abrangem desde a época anterior ao lançamento do disco de estreia, Ten (1991), como atestam as versões do hit Alive (1990) e demos de canções da extinta banda Temple of the Dog (Say hello 2 heaven e Times of trouble, ambas de 1990), pela qual passaram todos os atuais integrantes do PJ.

Enquanto o documentário não ganha a versão em DVD (só em outubro), os fãs terão material de sobra para ver e ouvir. Só da carreira solo do vocalista Eddie Vedder são dois lançamentos: o CD Ukelele songs (só com músicas que escreveu para ukelele, instrumento havaiano semelhante ao cavaquinho) e, mais recentemente, o DVD Water on the road, com o artista interpretrando ao vivo 24 músicas, muitas delas retiradas da ótima trilha que compôs para o filme Na natureza Selvagem, de Sean Penn.

Pearl Jam Twenty

Exibição do filme de Cameron Crowe sobre a banda Pearl Jam. Hoje, às 21h30 (esgotado) e às 23h50, no Usiminas Paragem (Avenida Mário Werneck, 1.360, Buritis). Ingresso: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Informações: (31) 3378-0216.

Há também previsão de lançamento de livro de capa dura, com introdução escrita por Crowe, com mais detalhes sobre a história da banda.

Fonte: www.divirta-se.uai.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir