Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-09-2011

Manifestantes fecham rodovia e ocupam Aeroporto de Vitória
Alunos, professores e servidores pedem melhorias no Ifes. A greve no Instituto Federal começou dia 5 de agosto e permanece.
Manifestantes fecham rodovia e ocupam Aeroporto de Vitória
Foto: www.g1.com

Somando 45 dias de greve, servidores, professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se reuniram e protestaram por melhorias no ensino e aumento do salário. A manifestação fechou parcialmente a BR-101, no trecho conhecido como Reta do Aeroporto, em Vitória, na manhã desta terça-feira (20).

Os manifestantes também ocuparam o saguão do Aeroporto Eurico Salles. Segundo a Guarda Municipal de Vitória, agentes foram enviados ao local e orientaram o trânsito e os manifestantes. O protesto deixou o trânsito lento no sentido Vitória-Serra.

De acordo com o Sindicato dos Professores e Técnicos dos Institutos Federais do Brasil, (Sinasefe), os servidores reivindicam por melhorias no ensino e aumento de salário e melhorias na carreira de trabalho dos professores. "Nossas escolas hoje não estão com infra-estrutura suficiente para o ensino de referência como sempre foi. Faltam livros, bibliotecas, laboratórios e professores. Faltam recursos pra melhoria do ensino. Queremos dar mais visibilidade à greve e encerrá-la em breve", explicou o professor do Ifes e representante Comando de Greve da Sinasefe, Adofo Oleare.

Segundo o Sinafe, os manifestantes esperam um retorno do governo. "Permanecemos de greve pois o Governo ainda não nos deu uma resposta às nossas reevindicações. Queremos a melhoria do ensino para o estudante ser um profissional qualificado. Lutamos pela melhoria unificada. Buscamos qualificação," afirmou o professor Oleare.

No protesto, servidores, professores e alunos dos campus de Serra, Linhares, Guarapari, Aracruz, Vitória, Vila Velha e Cariacica estavam envolvidos.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir