Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-09-2011

Ao lado de Obama, Dilma fala sobre transparência governamental
Presidente discursou em lançamento de programa que é parceria com EUA. Ela citou abertura de documentos oficiais e acesso a dados orçamentários.
Ao lado de Obama, Dilma fala sobre transparência governamental
Foto: www.g1.com

A presidente Dilma Rousseff discursou, nesta terça-feira (20), durante a cerimônia de lançamento da "Parceria para Governo Aberto" - projeto de iniciativa dos governos norte-americano e brasileiro que tem como mote transparência orçamentária e direito a acesso a informações públicas.

Acompanhada do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a uma plateia de chefes de Estado a presidente citou como exemplos de transparência no Brasil a proposta de criação do fim do sigilo eterno dos documentos públicos. Em seu discurso, também comentou projetos do governo federal de acesso atualizado a dados sobre orçamento. Segundo ela, o país pretende, como próximo passo, desenvolver suas próprias ferramentas livres que funcionem em qualquer dispositivo.

Mais cedo, Dilma teve reunião fechada com Obama para discutir crise internacional. Ela tem criticado as medidas tomadas pelos EUA para combater a turbulência financeira. Na semana passada, chegou a dizer que falta ao país "decisão política" que estimule investimentos e "recicle" o endividamento da população.

Nesta terça, Dilma terá ainda encontro com o presidente do México, Felipe Calderón, e participará de jantar em que receberá o Prêmio do Serviço Público, oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars.

Nações Unidas
Na manhã desta quarta-feira (21), antes de fazer o discurso de abertura do Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Dilma terá um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir