Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-09-2011

Dilma amplia agenda de encontros bilaterais nos EUA
Presidentes do Chile, Peru e Colômbia estarão com a presidente brasileira hoje
Dilma amplia agenda de encontros bilaterais nos EUA
Foto: noticias.r7.com

A presidente Dilma Rousseff ampliou a agenda de encontros bilaterais em sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos. Três presidentes sulamericanos foram incluídos nos encontros desta quarta-feira (21): Sebastián Piñera, do Chile, Ollanta Humala, do Peru, e Juan Manuel Santos, da Colômbia.

Na agenda fechada na semana passada estavam previstos encontros com os presidentes norte-americano, Barack Obama, do México, Felipe Calderón, que aconteceram ontem (20). Também foram mantidos os encontros com presidente francês, Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro do Reino Unido, James Cameron, que ocorrem ainda nesta quarta-feira (21).

De acordo com o Itamaraty, mais de 40 países pediram encontros bilaterais para a presidente Dilma Rousseff. Pela falta de tempo, os encontros foram selecionados e limitados a sete.

Nesta quarta-feira (21) Dilma fará a sua grande estreia no cenário internacional, ao ser a primeira mulher a abrir uma Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Da tribuna, a presidente brasileira falará a 192 líderes mundiais e a milhões de pessoas ao redor do planeta.

A viagem

A viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos é a primeira de seu mandato e já estava prevista desde a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março deste ano.

A presidente desembarcou neste domingo (18) em Nova York. Nesta terça-feira (20), Dilma já teve os primeiros encontros bilaterais, com Obama e com o presidentes do México, Felipe Calderón.

Na segunda-feira (19), em sua primeira fala durante um debate na ONU, a presidente disse que a saúde da mulher é prioridade em seu governo.

As assembleias gerais da ONU acontecem desde 1945, quando a organização foi criada, e a primeira sessão especial foi aberta em 1947 por um diplomata brasileiro. Desde então, cabe ao país iniciar os encontros, por ter sido o primeiro membro das Nações Unidas.

Os temas desta assembleia serão a crise internacional, o futuro político da Líbia e a criação do Estado Palestino, entre outros.

Veja a programação completa da viagem

21/09 (quarta-feira) - Logo cedo, Dilma terá um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e em seguida, às 9h no horário de Nova York (10h em Brasília), abre o debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas. À tarde, mantém encontros bilaterais com os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, do Chile, Sebastián Piñera, do Peru, Ollanta Humala e da Colômbia, Juan Manuel Santos, além do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. À noite, Dilma participa de jantar em sua homenagem, oferecido pela representante do Brasil na ONU, Embaixadora Maria Luíza Ribeiro Viotti.

22/09 (quinta-feira) - Último dia da estada de Dilma Rousseff em Nova York. Pela manhã, ela participa de uma reunião de alto nível sobre segurança nuclear, na ONU. À tarde, estará em reunião de alto nível sobre diplomacia preventiva no Conselho de Segurança das Nações Unidas. À noite, embarca de volta ao Brasil.

23/09 (sexta-feira) - Chegada da presidente a Brasília.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir