Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Francesa desafia lei da burca e anuncia intenção à presidência
A francesa de origem marroquina Kenza Drider anuncia que pretende disputar a presidência francesa
Francesa desafia lei da burca e anuncia intenção à presidência
Foto: noticias.terra.com.br

Usando o niqab, uma das tradicionais vestes muçulmanas proibidas na França, Kenza Drider, 32 anos, anunciou nesta quinta-feira que será candidata à presidência francesa. A mulher de origem marroquina integra a ONG Não Toque em Minha Constituição, que há meses luta contra o veto ao uso do véu, do niqab e da burca, proibidos desde abril no país europeu.
De acordo com o advogado Rachid Nekkaz, porta-voz da ONG, o propósito de Kenza é defender os direitos de todas as mulheres, usem niqab ou não. Entre as 100 propostas do programa da futura candidata está, é claro, a abolição da lei que proíbe o uso do véu.
Depois se se reunir com alguns representantes da imprensa na quarta-feira, Kenza anunciou hoje, oficialmente, que pretende ser candidata, em uma coletiva de imprensa em Meaux. A escolha da cidade não foi por acaso. Foi justamente hoje, e em Meaux, que foi anunciada a sentença contra duas mulheres detidas em maio por usarem o véu islâmico.
Hind Ahmas, 32 anos, foi condenada a pagar multa de 120 euros e Najate Nait Ali, 36 anos, a pagar 80 euros. O tribunal não condenou as duas a assistir ao curso de cidadania, como pedia a promotoria, que também solicitara multas de 150 euros.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir