Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Forças do novo governo dominam reduto kadhafista no deserto da Líbia
Coronel teria fugido da cidade de Sabha, segundo relatos locais. Combates continuam em outros bastiões do antigo regime pelo país.
Forças do novo governo dominam reduto kadhafista no deserto da Líbia
Foto: www.g1.com

O governo interino da Líbia ocupou todos os distritos de um dos últimos bastiões do coronel Muammar Kadhafi, a cidade de Sabha, no deserto do Saara, e está investigando relatos de que ele deixou a cidade, disse um porta-voz nesta quinta-feira (22).

"Nossos revolucionários estão controlando 100% da cidade de Sabha, embora haja alguns pontos onde franco-atiradores resistem. A resistência é ato de desespero", disse o porta-voz militar Ahmed Bani, do Conselho Nacional de Transição (CNT), o conselho provisório da Líbia, falando a repórteres em Trípoli.

"Estamos fazendo o melhor que podemos na busca do tirano. Há notícias aqui de que ele fugiu de Sabha para um outro lugar, mas isso não pôde ser confirmado", disse.

Sabha é uma base tradicional da tribo de Kadhafi.

As autoridades do CNT disseram que foi encontrado um arsenal químico secreto em Sabha, e assumido em grande parte o controle de outro.

Os mal organizados combatentes do CNT ainda lutam para avançar em dois outros redutos de Kadhafi, e os comandantes tendam impor o uso mais responsável das armas, depois da morte de várias pessoas em incidentes com "fogo amigo".

A Reuters viu um combatente explodir a própria cabeça e matar um colega ao manusear uma granada de propulsão.

O governo provisório controla a capital e a maior parte do território nacional, depois de suas forças terem expulsado Kadhafi do poder, no mês passado, com ajuda dos bombardeios aéreos da Otan. O paradeiro do líder deposto continua desconhecido.

Diante da resistência oferecida por ele, a Otan decidiu prorrogar por mais 90 dias o seu envolvimento militar na Líbia, que já dura seis meses.

Porta-vozes militares do CNT disseram que suas forças capturaram o posto avançado de Jufra, cerca de 700 quilômetros a sudeste de Trípoli.

Fathi Bashaagha, porta-voz do CNT na cidade de Misrata, disse a jornalistas na noite de quarta-feira que, em Jufra, havia um depósito de armas químicas, e agora ele está sob controle dos combatentes anti-Kadhafi.

Não foi possível confirmar independentemente essa informação. Em 2004, o regime de Kadhafi, então se reaproximando do Ocidente, anunciou ter destruído seu arsenal químico e abandonado um programa nuclear. A Organização para a Proibição das Armas Químicas diz, no entanto, que a Líbia mantém 9,5 toneladas de gás mostarda em um local secreto do Saara.

Além de Jufra e Sabha, os partidários de Kadhafi resistem em Bani Walid, cerca de 180 quilômetros a sudeste da capital, e na litorânea Sirte, terra natal do coronel.

Em Bani Walid e Sirte, os partidários de Kadhafi já rechaçaram vários avanços do CNT nas últimas semanas. Na manhã desta quinta-feira, as forças do novo governo reuniam tanques e lançadores de foguetes Grad para uma nova incursão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir