Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Diplomatas deixam plenário durante discurso do presidente do Irã na ONU
Ahmadinejad disse que 11 de Setembro foi pretexto para ataques dos EUA. Em protesto, delegações de EUA, França e outros países deixaram recinto.
Diplomatas deixam plenário durante discurso do presidente do Irã na ONU
Foto: www.g1.com

Diplomatas dos EUA e de outros países ocidentais deixaram o recinto da Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (22) durante o discurso do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

A delegação americana tomou a atitude logo após o presidente iraniano ter dito que os ataque do 11 de Setembro foram um "pretexto" para ofensivas americanas no Iraque e no Afeganistão.

Ahmadinejad disse que os atentados foram "misterioros" e afirmou que os EUA e seus aliados "encaram o sionismo como uma noção sagrada e uma ideologia".

"Usando sua rede de mídia imperialista, sob a influência do colonialismo, eles ameaçam qualquer um que questione o Holocausto e o evento do 11 de Setembro com sanções e ações militares", disse.

O líder iraniano também atacou durante o papel americano nos conflitos bélicos e na crise financeira e pediu que as principais potências ocidentais paguem indenizações pela escravidão.

Diplomatas de outras delegações saíram logo em seguida, liderados pelos franceses.

As declarações de Ahmadinejad não são novidade. Ele havia feito discurso semelhante por ocasião dos 10 anos do 11 de Setembro, e também na Assembleia Geral da ONU do ano passado - o que provocou reação semelhante dos diplomatas ocidentais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir