Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Outubro Rosa vai ter show, desfile e orientações em saúde
Na edição do ano passado, diversos serviços e orientações foram levados às mulheres
Outubro Rosa vai ter show, desfile e orientações em saúde
Foto: Divulgação / PMCI

A edição deste ano do Outubro Rosa, em Cachoeiro de Itapemirim, vai reunir uma série de atividades organizadas pela prefeitura para prevenção e combate ao câncer de mama, aliadas a eventos culturais e serviços diversos.

A primeira atividade ocorre no próximo dia 1º, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu, onde profissionais vão fazer coleta de material para exame preventivo, das 8h às 16h.

No dia 17, no Hospital Evangélico (Heci), no bairro Ferroviários, o médico Anderson Zerboni ministra palestra para profissionais da rede municipal de saúde, às 13h, sobre manejo e prevenção do câncer de mama.

Na praça Jerônimo Monteiro, centro, a concentração das atividades é nos dias 21, 22 e 23, com atendimentos em saúde como consultas, dicas e exames, desfile de moda, show musical, cuidados estéticos e exercícios.

As cachoeirenses que passarem pelo centro da cidade nesses dois dias vão ter acesso a cuidados estéticos e de saúde com profissionais como cabeleireiros, massoterapeutas, ginecologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas.

No dia 23 de outubro, uma caminhada encerra a programação, com café da manhã e percurso que vai da praça Jerônimo Monteiro, segue pela avenida Beira Rio e retorna pelo bairro Guandu.

O Outubro Rosa é promovido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o Hospital Evangélico, a Unimed Sul Capixaba, o Centro Universitário São Camilo - ES, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e o Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania (NPVC), coordenado pela primeira-dama do município, Auxiliadora Casteglione.

Detecção precoce e autoestima contra o câncer

Neste ano, Cachoeiro comemora o aumento da detecção precoce do câncer de mama na rede de atendimento. Quanto mais cedo se identifica a doença, maior é a chance de cura para a mulher.

Para a subsecretária de Assistência em Saúde da prefeitura, Janaína Paixão, o aumento é resultado direto das ações promovidas na edição 2010 do Outubro Rosa. "O foco da orientação proposta pelo evento é a prevenção, para minimizar os agravos à saúde. Vamos mobilizar as mulheres a utilizar um acessório cor de rosa durante todo o mês de outubro para mobilizar ainda mais a sociedade", anuncia.

Segundo ela, a mudança de postura da paciente é fundamental. "A partir de atividades desenvolvidas nas unidades de saúde, orientamos a mudança de atitude frente à doença. No ano passado, trabalhamos bastante a questão da autoestima, a consciência de que há esperança. A doença não significa o fim, mas sim o inicio de uma nova jornada".


Participe da programação do Outubro Rosa!

Dia 1º de outubro (sábado)
Treinamento para os enfermeiros da rede sobre "Coleta de Preventivo", das 8h às 16h, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu

Dia 17 de outubro (segunda-feira)
Treinamento para os enfermeiros da rede sobre "Prevenção de Câncer de Mama", às 13h , no auditório do Hospital Evangélico, no bairro Ferroviários

Dia 21 de outubro (sexta-feira)
Desfile de moda, cuidados estéticos, massoterapia e palestras sobre etiqueta, das 14h às 18h, na praça Jerônimo Monteiro.

Show com a cantora Duda Felippe, às 18h, na praça Jerônimo Monteiro

Dia 22 de outubro (sábado)
Atendimentos com profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e ginecologistas, das 8h às 14h, na praça Jerônimo Monteiro

Dia 23 de outubro (domingo)
Café da manhã e caminhada, às 8h, com início pela praça Jerônimo Monteiro

Stéfano Fabris - equipe de Comunicação Social

    Fonte: Stéfano Fabris - equipe de Comunicação Social
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir