Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2011

Palestina solicita nesta sexta entrada como estado na ONU
Estados Unidos já disseram que vetarão o pedido no Conselho de Segurança
Palestina solicita nesta sexta entrada como estado na ONU
Foto: veja.abril.com.br

A Palestina deve protocolar nesta sexta-feira o seu pedido para ingresso como um estado de pleno direito na Organização das Nações Unidas (ONU). Na manhã de hoje, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, dará um discurso perante a Assembleia Geral. Após sua fala, Abbas deverá entregar a carta de reivindicação para o ingresso ao secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, que deverá remetê-la ao Conselho de Segurança. Ban garantiu que esse trâmite não estará sujeito a nenhum atraso politicamente motivado, de acordo com declarações da delegação palestina.

Para ingresso na ONU, é preciso obter no principal órgão de decisões da organização multilateral uma maioria de nove votos e nenhum veto dos cinco países com esse direito (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China). No entanto, o presidente americano, Barack Obama, já anunciou que vetará o pedido palestino. O Conselho de Segurança não tem um prazo definido para analisar a carta palestina, mas segundo os especialistas este processo pode levar várias semanas.

Israel - Uma hora depois de Abbas deverá discursar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que considerou a decisão palestina unilateral e prejudicial para uma resolução do conflito no Oriente Médio. As negociações diretas entre palestinos e israelenses estão estagnadas há um ano, devido à recusa de Israel em evitar novos assentamentos de colonos.

Os serviços de segurança israelenses declararam estado de alerta máximo a partir da manhã desta sexta-feira pelo temor de possíveis distúrbios depois do discurso de Abbas. A situação de alerta, que estará em vigor durante três semanas, inclui nove mil policiais, além de milhares de voluntários para garantir a segurança dentro das zonas mais sensíveis de Israel.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir