Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2011

Tanques do novo governo da Líbia atacam forças de Kadhafi em Sirte
Otan continua bombardeando cidade natal do ex-ditador líbio. Governo provisório tenta se estabelecer, cinco semanas após tomar Trípoli.
Tanques do novo governo da Líbia atacam forças de Kadhafi em Sirte
Foto: www.g1.com

Tanques comandados por combatentes do governo interino da Líbia dispararam contra partidários que ainda controlam a cidade natal de Muammar Kadhafi, Sirte, nesta segunda-feira (26), enquanto caças da Otan faziam sobrevoos pontuais para renovar bombardeios contra a cidade costeira sitiada.

Enquanto forças anti-Kadhafi que avançavam do oeste mantinham sua posição, disparando de dois tanques posicionados a cerca de dois quilômetros do centro da cidade, um impulso da frente leste com a chegada de dezenas de caminhonetes armadas animou os combatentes.

Sirte, onde aeronaves da Otan atingiram alvos no domingo, fica entre Trípoli e a cidade a leste de Benghazi, ambas agora sob o controle do Conselho Nacional de Transição (CNT), cujos rebeldes entraram na capital há cinco semanas após seis meses de combates.

Tomar Sirte seria um grande incentivo para o CNT, que tenta estabelecer credibilidade como um governo capaz de unir as tribos e regiões fracionadas da Líbia, e um golpe para Kadhafi, desaparecido desde a tomada de Trípoli em agosto, e que pode estar escondido em algum lugar da Líbia.

Organizações humanitárias também estão ansiosas para ver o fim das lutas nos últimos bastiões de partidários de Kadhafi. Elas emitiram um alarme sobre as condições para os civis isolados em Sirte e em Bani Walid, ao sul.

A leste de Sirte, dezenas de caminhonetes do CNT carregando canhões antiaéreos e combatentes armados avançavam até 10 quilômetros da cidade, disseram jornalistas da Reuters.

"Há uma forte resistência nos arredores de Sirte e há franco-atiradores de Kadhafi, mas se Deus quiser entraremos em Sirte hoje à noite", disse o combatente do CNT Emad al-Amamy à Reuters. Mas essa é uma esperança que foi frustrada muitas vezes nas últimas semanas.

A oeste da cidade, forças do CNT retrocederam no domingo, dizendo que era para abrir caminho para o ataque aéreo da Otan. Vários civis em carros carregados de pertences pessoais continuavam a deixar a cidade para o leste e o oeste. Combatentes do CNT os inspecionavam, procurando partidários de Kadhafi.

"Estamos muito preocupados com as pessoas dentro e perto de Bani Walid e Sirte", disse George Comninos, que lidera o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) na Líbia, em um comunicado.

"Reservas de alimentos e medicamentos estão acabando nas duas cidades. Estamos recebendo muitos pedidos para ajudar os feridos e ajudar os civis em geral", acrescentou.

Combatentes do CNT e pessoas que fugiram de Sirte alegaram que os combatentes pró-Kadhafi estavam tentando evitar que os civis saíssem da cidade, usando-os como escudos humanos.

"As forças de Kadhafi cercaram a área, a isolaram atirando nas pessoas," disse um homem chamado Youssef, que saía de Sirte com sua esposa. "Há muita gente que quer sair mas que não consegue."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir